A Justiça Eleitoral deferiu o pedido de candidatura de Marcão Marchi para concorrer ao cargo de vereador, mesmo após incertezas relacionadas a seu histórico recente na política. Marcão, que foi prefeito de Itupeva até o ano passado, havia sido afastado do cargo por decisão judicial. O afastamento ocorreu após Marcão perder um processo movido pelo atual prefeito, Rogério Cavalin, referente às eleições de 2020.
O cerne da decisão judicial contra Marcão remonta às eleições de 2016, quando o então prefeito utilizou um jornal local para fazer críticas ao então adversário político Ricardo Bocalon, o que, segundo a Justiça Eleitoral, violava as regras eleitorais ao usar meios de comunicação para atacar um oponente. A acusação foi considerada uma infração às normas que garantem uma disputa justa e equilibrada.
Apesar da condenação, Marcão Marchi sempre se defendeu, alegando que todas as declarações feitas pelo jornal na época eram baseadas em fatos verdadeiros. Ele afirmou que "nada do que foi dito contra Bocalon era mentira" e que, ao longo dos anos, a verdade se provou.
Agora, com a decisão da Justiça em 2024, Marcão está apto para concorrer ao cargo de vereador, retomando sua trajetória política após a turbulência que marcou sua saída da prefeitura.