Pesquisar

Reforço: quatro novos cães fazem parte do Canil da GCM de Itupeva



O Canil da Guarda Civil Municipal de Itupeva é referência na região. Recentemente, o Canil ganhou reforços: quatro novos cães. Eles já foram incorporados na corporação e, em breve, devem iniciar os trabalhos nas ruas. Os novos cães se juntam ao K9 Max, K9 Mell e K9 Dragon.

O subinspetor do Canil da GCM, Reinaldo Saraiva, comenta sobre a chegada de novos cães. “Quatros dos nossos cães se aposentaram e, por isso, era tão aguardada a vinda destes filhotes. Todos têm capacidade de exercer um bom trabalho pela segurança do município. Já iniciamos os treinamentos e, daqui um tempo, estarão aptos a trabalhar”, explicou.

Um destes animais é a K9 Nutella, da raça Beagle. Ela será utilizada na detecção de drogas e entorpecentes, e também, em show dog – apresentações para escolas, creches e outros eventos.

Além dele, a GCM passou a contar com dois cachorros da raça Pastor-belga-malinois, carinhosamente nomeados de Shiva e Fox. Ambos serão utilizados pelo Canil na busca de drogas.

Pluto, da raça Bloodhound, também é um dos novos integrantes do Canil da GCM. Ele se junta ao Max, cão da mesma raça, que foi solicitado em diversas investigações e busca de desaparecidos, tendo atuado em cidades como Araçariguama, Alumínio Mongaguá e Arthur Nogueira. Pluto seguirá os mesmos passos de Max.

Todos os cães foram doados. “Por exemplo, o K9 Pluto veio do Canil Vale da Matilha, a K9 Shiva do projeto K9, o K9 Fox do Canil Guary Kamba e o Nutella foi doado por uma munícipe”, explicou Saraiva.

Sobre o Canil – Criado de acordo com a Lei nº2.074, de 21 de julho de 2016, o Canil tem por finalidade auxiliar na proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais, além de auxiliar os órgãos de segurança pública atuando conjuntamente com a corporação.

Os cães têm como função: patrulhamento, operações de busca, resgate e salvamento, demonstrações de cunho educacional ou recreativo, apoio a órgãos policiais, vigilância patrimonial, provas oficiais de trabalho e estrutura, formaturas e desfiles, detecção de entorpecentes e atividades correlatas.

Atualmente fazem parte, além do subinspetor Saraiva, os GMSs Santos, Martins, Claudenir e Roseira.

!-->