Pesquisar

Quatro dicas para organizar as finanças de motoristas e entregadores de aplicativos



Popularizados por fatores determinantes como o surgimento de novas tecnologias em mobilidade, a disseminação do Covid-19 e o aumento nas taxas de desemprego nos últimos dois anos, os trabalhadores que se apoiam em plataformas de transporte individual ou delivery, estão buscando cada vez mais informações para aprender a organizar suas finanças e garantir melhor rendimento de recursos no final do mês.

 

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, no Brasil, 20% da população adulta utiliza aplicativos para trabalho e fonte de renda. Essa porcentagem resulta em mais de 32,4 milhões de pessoas. A partir desse trabalho autônomo e com a atual situação econômica do país, a organização financeira se tornou essencial para esses trabalhadores. Pensando nisso, com a intenção de auxiliar motoristas e entregadores de aplicativos, Luiz Neves, CEO do StopClub, plataforma 100% gratuita que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dessa classe, listou quatro dicas para auxiliar a categoria na organização das finanças. Confira abaixo:

 

  • Conheça seus custos e calcule seus ganhos
    Para organização das suas finanças, é importante entender como funciona o seu fluxo de caixa e como esses recursos devem ser divididos. Aqui, é importante que você se organize para entender o quanto recebe em média e o quanto gasta para manter seu trabalho como motorista/entregador profissional. A partir disso, a visualização de renda ficará melhor estruturada, e assim, você terá melhor visão do seu desempenho. A análise semanal é a mais indicada para facilitar o acompanhamento de metas.
     
  • Anote todas as despesas e lucros
    Seguindo as variações de preços dos últimos anos, principalmente quando se fala de combustíveis, para o motorista/entregador, quanto menor o custo de trabalho, melhor. Sendo assim, para facilitar o seu controle de gastos e entender qual o seu lucro real no final de cada dia, é importante que todas as despesas e lucros sejam registradas. Seguindo essa dica de organização, é possível entender qual a margem de lucro de cada dia de trabalho, e assim, poder se planejar para utilizar seus recursos da melhor maneira possível. É importante separar todos os gastos fixos e variáveis da sua rotina de trabalho, principalmente quando se fala sobre revisão do carro, alimentação, pedágios, entre outros. Sem acompanhamento de despesas e ganhos é impossível ter um bom controle.
     
  • Crie uma reserva emergencial e estipule os gastos extras
    Há muita imprevisibilidade na rotina de trabalho de motoristas/entregadores. Uma semana pode ser muito boa, mas na seguinte o veículo pode apresentar um problema e a pessoa fica dias sem poder trabalhar. Por esse motivo, é essencial que se tenha uma reserva emergencial, além de prever os possíveis gastos extras que encontrarão pela frente. Por isso, calcule seus recursos para sempre manter uma reserva emergencial em caso de acidentes, multas, entre outros casos. Muitos motoristas se organizam em grupos fazendo contribuições periódicas para que o grupo tenha de forma mais rápida um montante maior à disposição de quem tiver um problema.
     
  • Busque educação financeira como auxílio
    A educação financeira é parte essencial para que os trabalhadores entendam a melhor maneira de administrar seus recursos. Com mais conhecimento e racionalidade, os trabalhadores poderão ter mais controle e segurança sobre como alocar valores para que seu trabalho seja cada vez mais rentável. Por meio da organização de finanças, é possível criar hábitos financeiros saudáveis que auxiliam para disciplina e melhores decisões quando necessário.

 

O StopClub oferece funcionalidades que contribuem para que esses trabalhadores desempenhem suas funções de maneira eficaz e segura. Além das funcionalidades disponíveis como a Câmera SecretaRadar e Walkie-Talkie Grupos com salas de áudio, a plataforma também oferece conteúdos com foco em educação financeira elaborados por economistas da área, para conscientização dos seus motoristas/entregadores parceiros.


!-->