O Corinthians ficou pelo caminho mais uma vez na fase preliminar da Libertadores. Após perder por 3 a 0 para o Barcelona de Guayaquil no Equador, o Timão venceu por 2 a 0 nesta quarta-feira, na Neo Química Arena, mas não conseguiu a virada necessária para avançar à fase de grupos. Com a eliminação, a equipe disputará a Copa Sul-Americana em 2025.
Essa foi a terceira vez que o Corinthians não consegue superar a pré-Libertadores. Em 2011, com Tite no comando e estrelas como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, o time caiu diante do Tolima, da Colômbia, após um empate sem gols em casa e uma derrota por 2 a 0 fora. Já em 2020, o Guaraní, do Paraguai, eliminou o Timão ao vencer por 1 a 0 em Assunção e garantir a classificação mesmo com uma derrota por 2 a 1 em Itaquera, beneficiado pelo critério de gols fora de casa.
Sem a possibilidade de lutar pelo bicampeonato da Libertadores neste ano, a equipe de Ramón Díaz agora foca na Sul-Americana, onde pode enfrentar adversários brasileiros como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro e Vasco. O sorteio da fase classificatória será realizado na próxima segunda-feira, dia 17, em Luque, no Paraguai.
Antes do início do Campeonato Brasileiro, no qual estreia contra o Bahia na Fonte Nova, o Corinthians volta as atenções para a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. O primeiro jogo acontece no próximo domingo, no Allianz Parque, e a decisão será no dia 27, na Neo Química Arena.