Pesquisar

Operação do governo de SP investiga empresas de pneus por fraude fiscal na região de Jundiaí

 A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) deflagrou uma operação, nesta quarta-feira (26), com o objetivo de investigar empresas suspeitas de envolvimento em fraudes fiscais relacionadas à importação de pneus. Quatro empresas localizadas na região de Jundiaí, incluindo cidades vizinhas como Itupeva, Guarulhos, Cotia e Cajamar, estão sendo analisadas no âmbito da operação.

A estimativa da Sefaz-SP aponta que a fraude pode ter movimentado cerca de R$ 500 milhões em mercadorias, ocasionando um prejuízo significativo aos cofres do Estado. A ação contou com o apoio de 30 auditores fiscais da Receita Estadual e 20 policiais civis.

Durante a operação, documentos e arquivos eletrônicos de oito indivíduos ligados ao setor de vendas de pneus e empresas de logística foram apreendidos. A investigação, que teve início em 2024 na Delegacia Tributária de Bauru, revelou indícios de sonegação fiscal por meio de operações interestaduais, com o intuito de reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de forma ilícita, tanto nas operações próprias quanto por substituição tributária.



Caso a fraude seja confirmada após a análise dos materiais apreendidos, as empresas envolvidas poderão ser penalizadas com multas ou até ter suas operações suspensas, em virtude da simulação de operações fiscais.