Quando se apresentou em sociedade o Macbook Air M1 da Apple se converteu no primeiro laptop com processador Apple Silicone. E mesmo que a marca da maçã mordida continue com sua linguagem em termos de design, as verdadeiras e ótimas mudanças estão no interior, porque o MacBook Air é mais rápido que quase 98% dos laptops Windows do mercado. Disponível em cores bonitas como dourado, prata ou cinza espacial, ele tem duas versões com capacidades de GPU e armazenamento interno diferentes.
O apple macbook air m1 tem apenas 0,41 centímetros de espessura e um peso de 1,29 kg, com duas portas Thunderbolt/USB 4 ao longo do chassi, o conector para fones de ouvido e, como a Apple decidiu se livrar completamente do sistema de ventilação, nada mais. Porque também o MacBook Air M1 se destaca por não possuir ventoinha, substituída por um dissipador de calor que mantém o aparelho em temperatura estável, mesmo durante processos intensos. Evitando superaquecimento perceptível, o chip M1 gerencia os recursos com eficiência. E mesmo que durante testes intensivos, como renderização de vídeos 4K e edição, o dispositivo esquenta não tem nenhum problema significativo de lentidão ou desempenho graças à regulação da velocidade de relógio para controlar a temperatura. Isto também tem efeitos positivos em relação ao ruído, pois é extremamente silencioso.
Firme no tamanho da tela, a marca incorpora no MacBook Air um painel IPS de 13,3 polegadas com resolução de 2.560 x 1.600 pixels que se destaca pela maravilhosa representação de cores. Assim como em outros dispositivos da Apple, o teclado é o Magic Keyboard e o Touch ID aparece para poder desbloquear o dispositivo com a impressão digital do usuário. No interior o novo processador é o primeiro SoC -Sistema em um Chip, uma arquitetura usada em todos os produtos como iPhone, Apple Watch, Mac, Apple TV e iPad- Apple M1 da casa. Ele tem, dependendo do modelo escolhido, uma CPU de oito núcleos e uma GPU de sete ou oito núcleos. A CPU -unidade central de processamento e o principal componente de um dispositivo de computação responsável pelo processamento de instruções para o sistema operacional e aplicativos a serem executados- é quase quatro vezes mais rápida que os modelos anteriores. E por sua vez a GPU -unidade de processamento de gráficos- é até cinco vezes mais rápida que os modelos anteriores. Mesmo que a RAM -memória de acesso aleatório- seja de 8 GB é possível obter uma versão com 16GB unificada. No Macbook Air M1 há diferenças também no armazenamento interno básico, que é de 256 GB no modelo mais básico e, no modelo topo da linha, de 512 GB. O bom é que ele pode ser expandido até 2 TB.
Graças à tecnologia Apple M1, no quesito armazenamento as unidades SSD -Solid State Drive ou unidades de estado sólido que utilizam memória flash- são até duas vezes mais rápidas. Incorpora também o mecanismo neural, que é capaz de executar nove vezes mais rápido tarefas de aprendizado de máquina. O MacBook Air M1 conta com uma bateria de 49,9 Wh que é carregada por meio de um adaptador de energia USB-C de 30 W, incluído na caixa na hora de comprar. A bateria é capaz de oferecer até 18 horas de consumo de vídeo, um salto mais que interessante que é possível graças ao novo processador Apple M1.
Segundo a Apple este é o MacBook Air com a maior duração de bateria de todos os tempos, algo que certamente soma para se converter no melhor macbook custo benefício. O sistema operacional é o macOS, que pode rodar aplicativos de iPad e iPhone graças à tecnologia da marca.
Recursos poderosos
Ideal para profissionais, estudantes ou para quem precise de um notebook, o MacBook Air M1 apresenta um design leve e compacto que o torna fácil de transportar para qualquer lugar. Com uma estrutura inteiramente construída em alumínio reciclado, se torna ecologicamente demonstrando o comprometimento com a sustentabilidade da Apple. A tela é de 13,3 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels e tecnologia Retina Display, uma tecnologia da Apple que aumenta a densidade de pixels, o que melhora muito a qualidade da imagem. Proporcionando durabilidade e qualidade, a tela é revestida com vidro ultra resistente, o brilho é de 400 nits e a gama de cores P3 garante cores precisas e vivas, perfeitas para edição de conteúdo multimídia. Não importa quão exigentes sejam as tarefas a realizar, já que seu chip Apple M1 se encarrega de garantir ótimo desempenho. O chipset tem uma CPU de 8 núcleos, que é igualmente dividida entre rigorosas tarefas como edição de vídeo, e funções de eficiência energética. Com 8 núcleos a GPU integrada garante renderização rápida e gráficos suaves.
Com duas opções de RAM, 8 GB ou 16 GB de memória unificada, estas permitem uma melhoria no desempenho e na eficiência, como o manuseio de exigentes aplicativos sem lentidão. A memória unificada do Macbook Air M1 contribui também para uma eficiência energética maior. O armazenamento possui alternativas diversas para necessidades diferentes: 256 GB, 512 GB, 1 TB ou 2 TB de armazenamento SSD. Os SSD, além de mais rápidos em termos de gravação de dados e leitura, também são mais confiáveis e duráveis do que os...