Pesquisar

Governo Trump critica bloqueio de redes sociais no brasil e classifica multas a empresas dos eua como antidemocráticas

Um órgão vinculado ao departamento de estado dos eua criticou o bloqueio de plataformas americanas no brasil, mencionando a importância da soberania mútua entre os países. a declaração faz referência indireta à decisão do ministro do stf alexandre de moraes, que determinou o bloqueio da rede social rumble por descumprimento de ordens judiciais.



segundo o escritório de assuntos do hemisfério ocidental, "bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos eua por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos estados unidos é incompatível com valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão".

o rumble, uma plataforma de vídeos popular entre conservadores nos eua, entrou com uma ação na justiça americana contra alexandre de moraes. o processo foi movido em conjunto com a trump media & technology group, empresa do ex-presidente donald trump. as empresas alegam censura e pediram que as ordens do stf não tivessem validade nos eua.

a justiça americana rejeitou liminarmente o pedido, apontando falhas na documentação e questões de jurisdição. o processo foi motivado pelo bloqueio de diversos usuários na plataforma, incluindo o blogueiro allan dos santos, apoiador de jair bolsonaro e considerado foragido pelo stf.