Na manhã da última terça-feira (31), Afonso Oliveira Castro, de 64 anos, faleceu após resgatar duas crianças de um afogamento na Praia do Futuro, localizada em Fortaleza, capital do Ceará. O incidente ocorreu em meio a um esforço heroico do idoso, que foi socorrido por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), juntamente com outras cinco pessoas.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Afonso foi retirado do mar, mas já estava inconsciente quando foi resgatado. Após ser atendido, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação feitas no local, o idoso não resistiu.
Em uma rede social, um amigo de Afonso prestou uma homenagem: “Ele conseguiu salvar duas crianças de afogamento, mas seu coração não resistiu ao esforço”, escreveu. A morte do idoso comoveu a comunidade local.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que atua por meio do 15º Distrito Policial, e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi chamada para realizar exames e confirmar as causas da morte.