Diretor de Baldur's Gate 3 compartilha insights sobre o sucesso em discurso emocionante
Em uma noite marcada por grandes anúncios e surpresas, o The Game Awards 2024 se encerrou com um discurso inspirador de Swen Vincke, CEO da Larian Studios, desenvolvedora de Baldur's Gate 3, vencedor do prêmio de Jogo do Ano (GOTY) em 2023. Vincke, que entregou o prêmio de GOTY de 2024 à Astro Bot da Team Asobi, compartilhou uma reflexão profunda sobre o sucesso na indústria de games.
O segredo do sucesso: Humanizar o processo de desenvolvimento
Em seu discurso, Vincke abordou a importância de criar jogos com paixão e respeito pelos desenvolvedores, evitando a visão de "números em uma planilha" que muitas grandes editoras impõem. "A receita do sucesso é simples, mas muitas vezes negligenciada", disse ele, destacando a necessidade de criar jogos que os próprios desenvolvedores amariam jogar, sem as pressões de metas financeiras ou comerciais arbitrárias.
Vincke mencionou que o verdadeiro segredo para alcançar grandes realizações na indústria é garantir que a criação do jogo seja impulsionada pelo amor ao processo, e não apenas pela busca incessante de lucros. "Não fizemos o jogo para aumentar a participação de mercado. Não o fizemos para servir à marca", afirmou. O CEO destacou que, ao respeitar os desenvolvedores e garantir que eles se divertissem durante a criação, o sucesso naturalmente seguiria.
Valorização do respeito e da diversão no desenvolvimento
Vincke também falou sobre o valor do respeito no ambiente de trabalho, tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores. Ele mencionou que as empresas que priorizam o bem-estar de suas equipes e a diversão dos jogadores são mais capazes de lidar com os desafios quando algo não sai como planejado. "Eles sabiam que, se colocassem o jogo e a equipe em primeiro lugar, a receita viria naturalmente", completou.
Ironia e contraste: a vitória de Astro Bot e o fechamento da Firewalk Studios
Curiosamente, o grande vencedor da noite foi Astro Bot, um projeto da PlayStation desenvolvido pela Team Asobi, um estúdio menor e com um forte enfoque em paixão e dedicação. A vitória de Astro Bot trouxe uma ironia para a PlayStation, que, ao mesmo tempo, enfrentava o fechamento da Firewalk Studios, responsável por Concord, um jogo com grande orçamento e foco em ser um "jogo como serviço". A aparente disparidade entre esses dois cenários reforça a reflexão de Vincke sobre o valor de tratar os projetos com dedicação e cuidado genuíno.
O futuro dos jogos: mais respeito e paixão nos projetos?
O discurso de Vincke levantou questões importantes sobre o futuro da indústria de jogos. Será que os próximos anos verão mais empresas priorizando o desenvolvimento de jogos focados na experiência e paixão, como Astro Bot? E será que o sucesso de Baldur's Gate 3 e Astro Bot pode inspirar outras desenvolvedoras a adotarem uma abordagem mais humana e voltada para o jogador?
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