Novo Sistema Free Flow já enfrenta desafios, mas promete modernizar o transporte nas rodovias paulistas
São Paulo – O novo sistema de pedágio eletrônico Free Flow, que entrou em operação recentemente no interior de São Paulo, já acumulou 12 mil multas por evasão em apenas um mês. A novidade, que busca substituir as tradicionais cabines de pedágio por uma cobrança mais eficiente, gerou uma surpresa ao apresentar números alarmantes de infrações nas primeiras semanas de funcionamento. Contudo, o governo paulista considera que os dados estão abaixo das previsões iniciais.
Funcionamento e Desafios do Novo Sistema
O Free Flow foi implementado no km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), na região de Itápolis, e foi responsável por uma série de mudanças no processo de cobrança. Em um período de 30 dias, entre 4 de setembro e 4 de outubro, cerca de 143 mil veículos passaram pela praça de pedágio, administrada pela concessionária EcoNoroeste. Desses, 8,4% foram multados por não realizarem o pagamento correto do pedágio, resultando em mais de 12 mil autuações.
O valor da tarifa para o trecho é de R$ 8,90, e o sistema permite que motoristas sem a tag de cobrança regularizem o pagamento em até 30 dias. No entanto, a falta de adesão de muitos motoristas ao novo formato foi uma das razões para o alto número de multas registradas.
Multas e Penalidades
Os motoristas que não efetuam o pagamento dentro do prazo estipulado enfrentam uma multa de R$ 195,13 e a adição de cinco pontos na carteira de habilitação (CNH). Especialistas apontam que, embora o novo sistema de pedágio eletrônico ainda represente um desafio para alguns, ele é uma tendência crescente no Brasil, com vários estados adotando soluções semelhantes para otimizar a cobrança e reduzir os custos operacionais nas rodovias.
Expectativas e Expansão do Sistema
Embora o número de multas tenha sido elevado, o governo paulista acredita que os motoristas irão se adaptar à nova tecnologia com o tempo. O sistema Free Flow está sendo expandido para outros trechos da malha rodoviária do estado, incluindo o Rodoanel Norte, que será o próximo a adotar a tecnologia de pedágio eletrônico.
A expectativa é que, ao longo do tempo, os motoristas se familiarizem com as regras do novo pedágio e que a modernização promova um trânsito mais fluido, sem as longas filas nas cabines. A adesão ao sistema deverá melhorar com a adaptação dos usuários e a ampliação das opções de pagamento, que podem ser feitas por meio de aplicativos, sites ou até em postos de atendimento nas rodovias.
Como Funciona o Sistema Free Flow?
O sistema Free Flow elimina a necessidade das tradicionais cabines de pedágio, cobrando apenas pelo trecho percorrido. Para incentivar a adesão, os motoristas que utilizam a tag de cobrança recebem um desconto de 5%. A cobrança eletrônica promete trazer maior fluidez ao trânsito, além de ser mais eficiente, sem a necessidade de parar para pagar. No entanto, para aqueles que ainda não se adaptaram, as multas continuam sendo uma consequência do não pagamento.
O Futuro da Cobrança Eletrônica nas Rodovias
A tendência de adotar o pedágio eletrônico está ganhando força em diversas partes do Brasil, com a promessa de modernizar o sistema de cobrança e reduzir as tarifas. A tecnologia do Free Flow pode se expandir para outras rodovias paulistas e, eventualmente, para outras regiões do país, conforme os resultados forem sendo avaliados.
Apesar das dificuldades iniciais, o governo e as autoridades de transporte apostam no sucesso do modelo, que promete otimizar a logística e melhorar a experiência dos motoristas ao longo das estradas.
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