Pesquisar

Obras no Jardim Tamoio avançam para entrega de moradias a 26 famílias


A última fase de construção das moradias para 26 famílias do Jardim Tamoio, em Jundiaí, foi iniciada nesta segunda-feira (30), trazendo a tão esperada realização do sonho da casa própria. Essas famílias, que atualmente recebem auxílio aluguel, acompanharam com emoção o início da terraplanagem dos terrenos, dando início à construção das novas casas de aproximadamente 45m². A obra é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura de Jundiaí e da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

O processo de regularização dessas moradias começou em 2011, quando as famílias foram incluídas no programa de auxílio aluguel. Em 2017, foi assinada a ordem de serviço para as obras de infraestrutura, que visam a urbanização e regularização fundiária do local. O terreno foi doado pela Prefeitura à Fumas, e o prazo para a conclusão das obras é de 12 meses.

Ao longo dos anos, foram realizadas importantes etapas de infraestrutura, incluindo terraplenagem, instalação de redes de drenagem, coleta de esgoto, abastecimento de água, pavimentação, calçadas e iluminação pública. O valor total investido, somando a regularização e a construção das casas, é de R$ 5.169.919,64.

Uma das beneficiárias, Elizângela Magalhães, de 44 anos, expressou sua felicidade ao ver o sonho da casa própria mais próximo de se concretizar. "Nasci neste bairro e estou muito ansiosa. Tenho duas filhas e dois netos que moram comigo. Conseguir a casa própria é o sonho de toda pessoa, e agora estou realizando o meu", comemorou.

Além do loteamento Recanto Novo, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fumas, já entregou 367 escrituras de imóveis nos últimos oito anos, com previsão de mais 304 até o final deste ano. Outros projetos habitacionais também estão em andamento, como a reforma de 400 residências no bairro Novo Horizonte, através do programa "Viver Melhor", em parceria com o Governo do Estado.

Entre os principais empreendimentos em execução, destacam-se o Caminhos do Traviú, com 504 unidades habitacionais, o Jardim Sorocabana, com 400 unidades, o projeto Bucchianico no Jardim São Camilo, com 160 unidades, e os conjuntos Cravos III e IV, no Fazenda Grande, que somam 140 novas moradias.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso à moradia digna e garantir qualidade de vida às famílias da região.