Com a maior frota elétrica do e-commerce na América Latina, a empresa já entregou com estes modais mais de 36 milhões de pacotes na região, sendo 16 milhões somente no Brasil
São Paulo, 4 de setembro de 2024 – O Mercado
Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina,
apresenta a campanha “Silêncio”, que demonstra os esforços da companhia para
reduzir o impacto ambiental das suas entregas. A ação publicitária resgata
como a empresa, de forma silenciosa e pautada pela sustentabilidade e a
inovação, tem expandido sua frota elétrica nos últimos anos. Criada pela
agência GUT Buenos Aires e exibida inicialmente no Brasil, a campanha está no
ar em múltiplas plataformas, incluindo televisão, meios digitais e
instalações OOH. Nas redes sociais, também serão exibidas entrevistas com
exemplos de pessoas que começaram a atuar em silêncio em seus territórios e
que ao longo do tempo multiplicaram seus impactos positivos para o meio
ambiente.
“Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos nesses pequenos atos cotidianos, como desligar a televisão quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes", afirmaram Christian Rosli e Joaquín Campins, Diretores Gerais de Criação da GUT Buenos Aires.
Como parte da sua estratégia ambiental, desde 2020, o
Mercado Livre tem investido em veículos elétricos para reduzir o impacto
ambiental, especialmente na primeira e última milhas. No modelo de frota
dedicada, os veículos silenciosos emitem entre 50% e 85% menos CO2 e são
utilizados de acordo com a disponibilidade, rotas programadas e abastecimento
ao longo dos trajetos.
Inovações em curso
Para potencializar a busca por soluções inovadoras com menor impacto ambiental, o Mercado Livre estabeleceu parceria com a Newlab, uma plataforma de inovação dos EUA, com atuação internacional, e uma sede regional em Montevidéu, no Uruguai. Juntas, lançaram o Low-Carbon Logistics Stulio, uma iniciativa para co-projetar e implementar projetos de mobilidade sustentável. Em 2023, mais de 120 startups internacionais, 60% provenientes de países da América Latina, participaram de uma convocatória para desenvolver tecnologias emergentes de baixa emissão de CO2 voltados para a última milha do transporte do Mercado Livre. Atualmente, estão em curso uma série de pilotos no Brasil, no México e no Uruguai, incluindo projetos de micromobilidade, hibridização, otimização da infraestrutura de carregamento das baterias e logística com modais alternativos.
O Mercado Livre também participa ativamente de discussões
sobre mobilidade elétrica nas esferas pública e privada, como membro da
Aliança pela Mobilidade Sustentável, movimento que reúne 19 empresas no
Brasil. “Após anos de um trabalho mais interno, com parceiros e fornecedores,
estamos iniciando este diálogo público mais aberto, inclusive com esta
campanha publicitária, entendendo que são muitos os desafios coletivos que
precisamos enfrentar para que soluções cada vez mais acessíveis e escaláveis
de mobilidade sustentável sejam promovidas em nosso país e em toda a América
Latina", compartilha Ariel Katz, gerente sênior de meio ambiente do
Mercado Livre.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em e-commerce e
serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas
e empresas possam comprar, vender, anunciar e enviar produtos por meio da
internet, assim como soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e
gestão de benefícios. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital
Mercado Pago, a empresa conta com os serviços do Mercado Ads, Mercado Envios,
Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços) e Mercado Shops. Maior e
mais completo marketplace da região, o Mercado Livre já reúne mais de 54
milhões de compradores ativos, que realizam 52 compras e 371 transações a
cada segundo. Em 2023, sua receita líquida consolidada atingiu US$ 14,5
bilhões, quando também alcançou US$ 44,8 bilhões em vendas, superando a marca
de mais de 1,4 bilhão de produtos vendidos. Fundado em 1999 e presente em 18
países, o Mercado Livre superou a marca de 58 mil colaboradores diretos na
região, mais de 22 mil apenas no Brasil, seu principal mercado. Atualmente, é
uma das 10 melhores empresas para trabalhar no país, dentre as 10 melhores em
tecnologia, sendo ainda a melhor para as mulheres.