Pesquisar

Filipi Lima lança pré-candidatura a vereador em Jundiaí



 

Filipi Lima, aos 39 anos e morador do Jardim Tamoio, lançou sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí, pelo Partido Social Democrata (PSD), visando trabalhar questões relacionadas à inclusão e representatividade das pessoas com deficiência.

Se eleito, Filipi será o primeiro vereador com deficiência a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, simbolizando um marco para a inclusão política no município.

Origem do pré-candidato 

Tetraplégico há quase duas décadas, Filipi enfrenta diariamente desafios que não o impediram de se tornar ativo em sua comunidade. Aos 20 anos de idade, ele sofreu um acidente de patins que o deixou tetraplégico. Após um longo período de tratamento na AACD, o pré-candidato conseguiu se estabilizar e recuperar parte dos movimentos.

Ele acredita que sua candidatura não representa apenas uma oportunidade para as pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade. “É um momento crucial para avançarmos na garantia dos direitos e na promoção da igualdade de oportunidades. Precisamos de uma Câmara que represente de fato todos os cidadãos”, afirma.

Trajetória Política

Sua entrada no campo político em 2020 foi motivada pelo desejo de melhorar a vida dos cidadãos jundiaienses, com o propósito de criar um ambiente equitativo para todos, independentemente das suas limitações auditivas, visuais, motoras, mentais ou intelectuais.

Atualmente, é assessor Municipal e trabalha na Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, na Prefeitura de Jundiaí, colaborando estritamente com o prefeito Luiz Fernando Machado (PL) desde 2021. Seu trabalho concentra-se em promover a empregabilidade e a integração social das pessoas com deficiência, consolidando sua reputação como defensor da qualidade de vida e da inclusão em todas as esferas da vida municipal.

Objetivos e Pautas


Filipi destaca que a política precisa de representantes que compreendam de forma prática o impacto da falta de inclusão na vida das pessoas. “É fundamental que tenhamos uma Casa de Leis focada em propor e fiscalizar projetos de adaptação de espaços, garantindo que todos, independentemente de suas condições, tenham o direito de estar e participar ativamente de todos os ambientes da sociedade”, ressalta o pré-candidato.

A fim de aprimorar a acessibilidade na cidade e beneficiar não apenas as pessoas com deficiência, mas também seus familiares e toda a população, suas propostas abrangem lutas por:

      Ampliação e manutenção de calçadas acessíveis em toda a cidade, incluindo rampas de acesso adequadas e sem obstruções;

      Ampliação e melhora dos serviços de transporte público adaptados;

      Assegurar acesso à educação com profissionais de apoio preparados para auxiliar os alunos no ambiente escolar;

      Desenvolvimento de mais programas que incentivem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com políticas de contratação inclusivas e capacitação profissional;

      Além da criação de políticas públicas voltadas para questões culturais, de lazer, educacionais e de capacitação, envolvendo toda a sociedade civil.

Parceria com José Antonio Parimoschi

Neste ano de 2024, Filipi Lima apoia o aspirante a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi (PL). “Juntos, amplificaremos as vozes da população com deficiência na política municipal, reforçando o compromisso com uma governança mais inclusiva e representativa na cidade”, conclui.

Saiba mais

Você pode acompanhar o trabalho e as propostas de Filipi Lima através das suas redes sociais:

 https://www.instagram.com/filipilima1/

 https://www.facebook.com/FilipiLimaJundiai

 

Leia Também