Pesquisar

ECOvabra unifica coleta seletiva nas lojas do Covabra Supermercados

 


Junho, 2024 – Cada brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana, segundo um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que aponta ainda que o Brasil produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Quando o assunto é reciclagem, a situação preocupa: o país está na lanterna, reciclando somente 4% do que é produzido, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA).

Para que esse quadro possa mudar, são importantes ações que auxiliem a população a descartar corretamente produtos recicláveis. Pensando nisso, o Covabra Supermercados criou o ECOvabra, projeto unificado de coleta seletiva da rede, que recebe plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas, dando um destino correto e sustentável aos itens.

O projeto piloto aconteceu em maio no Centro de Distribuição em Sumaré e se tornou palpável no mês de junho para os clientes de Leme, quando o ponto de coleta ECOvabra foi instalado na unidade do bairro Barra Funda, possibilitando aos moradores da cidade uma alternativa para descarte mais sustentável. O ponto está localizado no estacionamento da unidade.

“Em algumas lojas, o Covabra já contava com um ponto de coleta, em parceria com a New Age Bebidas, além de outros equipamentos para a coleta de lâmpadas e pilhas. Pensando em ampliar a reciclagem, contribuindo com a destinação adequada do lixo, a rede decidiu unificar, criando o ECOvabra, um ponto único com comunicação proprietária para arrecadar todos os itens: plástico, vidro, metal, cápsulas, pilhas, baterias e lâmpadas,” detalha Jacqueline Tavares, gerente de marketing do Covabra Supermercados.

A ação permanente visa conscientizar os clientes sobre a importância do descarte correto das embalagens e ajudar a diminuir o desperdício de recursos naturais, reduzir a poluição na atmosfera, além de alimentar a economia circular. A previsão é que, até o final do ano, as lojas de Vinhedo, Pirassununga, Rio Claro, Limeira, Itatiba, Campinas, Capivari, Pedreira e Jundiaí tenham um ponto do projeto unificado de coleta seletiva.

A logística reversa é feita em parceria com a New Age Bebidas, responsável por recolher e pesar os resíduos e, posteriormente, dar a destinação correta dos materiais coletados no ponto de entrega voluntário, o ECOvabra. Os itens podem ser descartados como estão, exceto as cápsulas de café, que precisam estar sem líquido ou borra muito úmida.

 

Vale Luz

Reforçando o compromisso com a sociedade e com o meio ambiente, a rede também tem outras iniciativas. Os clientes do Covabra Supermercados podem encontrar, nas lojas de Leme, Limeira, Pirassununga e Rio Claro, o ponto Vale Luz, que integra o programa de Eficiência Energética da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O material reciclado depositado na máquina, localizada na entrada das lojas ou, em alguns casos, em frente aos caixas, vale desconto na conta de luz e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

No local, podem ser entregues embalagens, tais como latas de alumínio e garrafas PET, que geram uma pontuação revertida em benefícios. Qualquer pessoa pode fazer a troca. Para as pessoas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia, há a possibilidade de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa.

Para participar, os consumidores residenciais precisam criar uma conta Triciclo, que pode ser gerada através do site (www.triciclo.eco.br) ou pelo aplicativo Triciclo (disponível para iOS e Android nas lojas App Store e Google Play). Na hora de fazer o depósito de itens na máquina, os itens devem estar vazios e inseridos no compartimento indicado, com o código de barras legível e voltado para cima. As embalagens aceitas podem ser verificadas nas máquinas e no site da Neoenergia (www.neoenergia.com/eficiencia-energetica/vale-luz). Os itens coletados pelas máquinas, o transporte e tratamento são realizados pela Ambipar Triciclo em parceria com a Neoenergia.

 

Sobre o Covabra

Com mais de 34 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.

Leia Também