Pesquisar

Dia da Gastronomia Sustentável: Covabra Supermercadosparticipa do programa de rastreamento de alimentos

RAMA foca na origem dos alimentos no que se refere a segurança alimentar de frutas, legumes e verduras desde sua origem até chegar ao supermercado





Junho, 2024 - É na cozinha, onde os aromas e sabores se misturam, que é possível criar memórias afetivas em família e eternizar momentos que estimulem os sentidos do paladar. A gastronomia está ligada à arte de preparar experiências gustativas que remetem a histórias, costumes e à cultura de regiões. Com consumidores cada vez mais exigentes, a inclusão de práticas sustentáveis na gastronomia salta aos olhos da sociedade, que busca consumir alimentos mais saudáveis, nutritivos e que tenham um processo sustentável antes de chegar à mesa para consumo.

 

Colocar em prática a sustentabilidade na gastronomia vai muito além de evitar o desperdício de alimentos; é levar em consideração a origem dos alimentos, seu cultivo e a forma como são transportados até chegar ao nosso prato. O dia 18 de junho, Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, enaltece a gastronomia mais consciente e preocupada com os impactos dos hábitos alimentares no meio ambiente.

A gastronomia sustentável já faz parte do Covabra Supermercados, que tem todo um cuidado especial com os alimentos antes de chegarem às gôndolas, fomentando e valorizando os diferentes tipos e cultivos de alimentos mais naturais e nutritivos. Na rede, todas as frutas, legumes e verduras passam por um sistema rigoroso de monitoramento, chamado RAMA (Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos), criado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), que foca na origem dos alimentos no que se refere a segurança alimentar, como, por exemplo, resíduos de agrotóxicos, além de fornecer um conjunto de informações que auxilia na seleção consciente de produtores e fornecedores.

Com a implantação do programa, Covabra valoriza a agricultura familiar, proporcionando aos clientes experiências multissensoriais que promovem uma reflexão sobre consumir o que é bom para o corpo e o meio ambiente. “Com o programa, o consumidor pode ter informações sobre o respectivo alimento, desde a sua origem até a gôndola do supermercado. Monitoramos também o uso de defensivos agrícolas em 100% dos produtos do nosso setor dehortifrúti”, pontua Jean Felipe, gerente de compras do Covabra Supermercados, que complementa que é possível acompanhar um pouco mais do RAMA pelo hotsite.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que 10% do desperdício acontece na colheita; 50% durante o manuseio e transporte; 30% nas centrais de abastecimento e 10% entre supermercados e consumidores. Com o rastreamento feito pelo RAMA, controlamos o desperdício, fomentando boas práticas agrícolas, como a escolha de produtores regionais, e estabelecemos uma conexão saudável desde a produção até a mesa do consumidor, pontua Jean.

Pioneira no estado de São Paulo a aderir ao programa, o Covabra Supermercados registrou um aumento dos alimentos monitorados desde sua implementação e foi reconhecido pelo desempenho. “Em 2023, o programa rastreou um total de 2,6 toneladas. Para 2024, nossa expectativa é rastrear 2,7toneladas. Com o sistema, a rede conquistou, em 2023, a 9ª posição no ranking geral. Considerando somente a categoria Supermercado (excluindo Atacarejos e Especialistas), o Covabra ficou com a 6ª posição”, conta. Ao todo, 74 supermercados participaram do prêmio. A rede também participa de um comitê de segurança alimentar que define boas práticas e conscientização junto ao varejo alimentar, à ABRAS, aos produtores rurais e aos fornecedores

 

Sobre o Covabra

Com mais de 34 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.


Leia Também