4 cursos para se matricular e virar um profissional global

 Reprodução/Freepik

 

Seja do nível júnior ou sênior, os estudos nunca acabam para os profissionais de TI. Principalmente para aqueles que querem se especializar e atingir novos marcos em sua carreira, como conquistar uma vaga na gringa. Esse cenário é favorável em países como os Estados Unidos, que costumam contratar desenvolvedores para atuar de forma remota.

 

“Investir na carreira no mercado americano pode ser uma ótima opção para alavancar o currículo, fazer networking, ter flexibilidade de horários e, claro, receber o salário em dólar”, comenta Samyra Ramos, gerente de marketing na Higlobe, fintech de pagamentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA. “Para chegar a essas oportunidades, não bastam apenas habilidades técnicas e tradicionais, é preciso também explorar e elevar o nível de comunicação, destreza e o olhar analítico”, complementa.

 

Assim, ela aponta cursos interessantes para esses talentos explorarem e tentarem uma vaga nos EUA. Confira:

 

Inteligência emocional

Companhias dos Estados Unidos terão outra cultura corporativa, diferente do Brasil, e isso pode exigir um pouco mais de inteligência emocional. Assim, investir em cursos que exploram essas habilidades e preparam os talentos para lidar com desafios de comunicação e feedback, por exemplo, é importante. Empresas como The School of Life são ótimas plataformas que oferecem aulas e workshops sobre o tema. 

 

Business Intelligence & Analytics

Tomar decisões fica muito mais fácil quando elas são baseadas em dados. Ainda que o profissional não atue diretamente no principal negócio da empresa, todas as funções trabalham para esse bem comum. Portanto, estudar como elaborar estratégias de negócio, análise preditiva, gestão ágil, entre outros, ajuda as equipes e pode tornar o trabalho em TI muito mais eficiente, principalmente se o trabalho for em uma startup. 

 

“Pode parecer redundante indicar esse tipo de curso, mas é uma habilidade essencial para quem lida com tecnologia, negócios e um grande volume de informação. Ainda mais numa era em que dados já são considerados o ‘novo petróleo’”, comenta Samyra.

 

Metodologias ágeis

Organização, produtividade e otimização de tempo são grandes aliadas dos profissionais de TI. Com isso, aprender sobre metodologias ágeis é uma mão na roda para adaptar processos. 

 

A metodologia ágil incentiva que o projeto seja ajustado e aprimorado durante sua condução, combinando eficiência e flexibilidade. Em vez de seguir um plano rígido e testá-lo depois de pronto, a ideia é corrigir falhas à medida que são percebidas. Assim, os profissionais evitam retrabalhos e têm um gerenciamento ágil de problemas cotidianos. 

 

Algumas plataformas como Udemy e Alura disponibilizam cursos para aprender essa técnica, além de universidades que oferecem cursos e pós-graduações, como FGV e PUC-PR.

 

Inglês corporativo

Trabalhar para o exterior exige, no mínimo, o básico de inglês; isso todo mundo sabe. Contudo, um estudo interessante para quem vai lidar de forma mais direta com líderes de negócios é o inglês corporativo. Esse tipo de curso apresenta aos profissionais termos-chave que podem ser utilizados em sua vida profissional, no contexto de reuniões, apresentações e conversas do dia a dia, facilitando a navegação no mundo do business.

 

Além dos cursos oferecidos pelas conhecidas escolas de idiomas, existem outras plataformas voltadas para os profissionais aperfeiçoarem esse conhecimento, como Preply, Nação Fluente e Instituto Mindset.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia também