Pesquisar

Prefeitura de Itupeva emite nota Oficial sobre morte do paciente Emerson Teixeira de Souza

A Secretaria de Saúde emitiu uma declaração oficial referente ao falecimento do paciente Emerson Teixeira de Souza, de 27 anos de idade, ocorrido recentemente. O jovem sofreu um acidente na terça-feira (7) após cair de bicicleta. A morte de Emerson gerou debate nas redes sociais, onde amigos e pessoas próximas questionaram se a morte dele poderia ter sido evitada. De acordo com o comunicado da Prefeitura, os procedimentos adotados pelo Hospital no caso foram considerados adequados.



Segundo nota emitida pela prefeitura, o paciente teria sido admitido no Hospital Nossa Senhora Aparecida, onde foi prontamente avaliado e submetido a procedimentos para estabilização de seu quadro, que foi considerado grave. De acordo com o comunicado da prefeitura, durante a realização de exames, incluindo uma tomografia computadorizada do crânio e coluna cervical, foi observada uma queda em seu nível de consciência, o que resultou em uma intervenção médica, incluindo intubação e ventilação mecânica.

Segundo a prefeitura, diante da gravidade da situação, foi decidida a transferência imediata do paciente para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, onde há disponibilidade de equipe especializada em neurocirurgia. Segundo o comunicado da prefeitura, infelizmente, foi confirmado o falecimento de Emerson Teixeira de Souza neste hospital.

Ainda segundo nota emitida pela Prefeitura, todos os pacientes são submetidos a triagem e classificação de acordo com os protocolos de atendimento estabelecidos pelo hospital e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), visando garantir a rápida identificação e resposta aos casos mais graves.

Por fim, a prefeitura de Itupeva expressou, segundo o comunicado, profundo pesar pela fatalidade ocorrida e ofereceu suas condolências à família enlutada neste momento difícil.

Leia nota completa abaixo:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itupeva esclarece sobre o caso envolvendo o paciente Emerson Teixeira de Souza, atendido no Hospital Nossa Senhora Aparecida e transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, onde veio a óbito no último dia 7 de maio.

Cabe ressaltar que os procedimentos adotados no caso em questão foram adequados e que não procede a informação sobre suposta demora no atendimento citada em veículos de comunicação e redes sociais da cidade.

O paciente foi admitido no hospital e imediatamente avaliado, sendo submetido a procedimentos para estabilização do quadro considerado grave, até que estivesse apto para passar pelos exames necessários.

Durante a tomografia computadorizada do crânio e coluna cervical, realizada tão logo o paciente foi estabilizado, foi constatada a queda do seu nível de consciência. Ele foi, então, levado de imediato de volta à sala de emergência e submetido à intubação e ventilação mecânica.

Diante da gravidade do caso, foi realizada imediata transferência para o Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, onde se dispõe de equipe de neurocirurgia, local onde, infelizmente, foi constatado o óbito.

Todos os pacientes, ao serem admitidos no hospital, são submetidos à triagem, classificados de acordo com a avaliação de risco e em seguida encaminhados para a ala pertinente, sempre seguindo os protocolos de atendimento vigentes no hospital e no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Prefeitura de Itupeva lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e presta solidariedade à família em luto.

Leia Também