INSS libera segunda parcela do 13º para milhões de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta sexta-feira, 24 de maio, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. Mais de 33 milhões de segurados receberão o benefício até o dia 7 de junho, seguindo o calendário de pagamentos organizado pelo dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).


Os beneficiários que recebem um salário mínimo serão os primeiros a receber a segunda parcela, enquanto aqueles com benefícios superiores terão o pagamento a partir de 3 de junho. Os valores e datas de pagamento podem ser consultados no extrato do benefício, disponível desde abril no aplicativo ou site Meu INSS.

Caso o segurado não tenha acesso à internet, a consulta pode ser feita através do telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o CPF e confirmar alguns dados para realizar a consulta.

A antecipação do décimo terceiro salário do INSS, assinada em março, já ocorre pelo quinto ano consecutivo, injetando bilhões na economia brasileira. A segunda parcela, referente à competência de maio, representa um montante de R$ 33,92 bilhões.

A maioria dos beneficiários receberá 50% do décimo terceiro nesta segunda parcela, exceto aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, que terão um cálculo proporcional. O INSS ressalta que beneficiários de auxílio por incapacidade temporária também receberão uma parcela menor, calculada com base na duração do benefício.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia também