Pesquisar

Cinco Itupevenses já bateram o carro no poste no ano de 2024

No mês do Maio Amarelo, dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito, a CPFL Piratininga destaca um dado preocupante: 5 motoristas de Itupeva já colidiram com postes em 2024.

A concessionária, que atende municípios na região de Jundiaí, registrou um total de 72 colisões contra postes entre janeiro e março deste ano. Apesar de representar uma queda de 30,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram computadas 104 colisões, o número ainda é alarmante.

Jundiaí lidera o ranking com 26 colisões, seguida de Várzea Paulista e Vinhedo, ambas com 12. No entanto, Itupeva chama a atenção com seus 5 casos, contribuindo para o total de ocorrências na região.



“De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo por conta de sinistros de trânsito e o Brasil está entre os países com mais mortos e feridos. Portanto, alertar sobre os riscos dos acidentes de trânsito, especialmente os que envolvem postes de energia, é uma ação permanente da CPFL”, comenta Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Além dos perigos para o condutor, os demais motoristas em circulação na via e os pedestres, as colisões contra postes têm potencial de causar transtornos para a população em geral, por causa das interrupções de energia. Mesmo que o impacto da batida não afete de imediato o fornecimento, após o acidente, é necessária a substituição do poste e a reconstrução da rede de distribuição, o que demanda horas de trabalho e pode exigir o desligamento emergencial.

Outro reflexo das colisões é que o condutor pode ter que arcar com os danos provocados à rede elétrica. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, atualmente avaliado entre R$ 3 mil e R$ 14 mil.

O Maio Amarelo completou 10 anos em 2023 e teve como tema “No trânsito, escolha a vida”. Este ano, o movimento idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária traz a temática: “Paz no trânsito começa por você”.

Leia Também