Chilaquiles: o prato mexicano que conquistou o mundo (e o Google!)


Você provavelmente está lendo sobre chilaquiles porque o Google decidiu homenageá-lo hoje, 23 de maio, com um Doodle especial. Mas o que faz desse prato mexicano tão especial a ponto de ser celebrado mundialmente?

Chilaquiles é uma explosão de sabores e texturas, um prato que combina a crocância das tortillas fritas com a intensidade dos molhos verde ou vermelho, finalizado com queijo fresco, cebola e, muitas vezes, frango desfiado. É uma opção versátil, que pode ser apreciada no café da manhã, almoço ou jantar, e que agrada tanto aos paladares que buscam por uma refeição reconfortante quanto aos que desejam uma experiência gastronômica mais picante.

A história dos chilaquiles remonta aos tempos pré-hispânicos, quando as tortillas eram um alimento básico na dieta dos povos mesoamericanos. Acredita-se que o prato tenha surgido como uma forma de aproveitar as tortillas que sobravam, evitando o desperdício. Com o tempo, a receita foi se aprimorando e ganhando novas variações, incorporando ingredientes como carne, legumes e diferentes tipos de pimenta.

Hoje, os chilaquiles são um dos pratos mais populares da culinária mexicana, presente em cardápios de restaurantes e barracas de rua por todo o país. Sua fama ultrapassou as fronteiras do México e conquistou o paladar de pessoas ao redor do mundo, que se encantam com a simplicidade e o sabor marcante dessa iguaria.

Se você ainda não experimentou os chilaquiles, não perca a oportunidade de se deliciar com essa explosão de sabores mexicanos. E se você já é fã do prato, aproveite o Doodle do Google para celebrar essa iguaria que conquistou o mundo!


Postar um comentário

0 Comentários

Leia também