Pesquisar

Uniforme vermelho ajuda a ganhar jogos?



Para um apaixonado por esportes, especialmente pelo futebol, vale qualquer subterfúgio para ver seu time ganhar. Ainda que pareça meio maluco. Muitos torcedores, por exemplo, acreditam que uniformes vermelhos são mais vitoriosos que os de outras cores. Isso teria a ver com o nível de agressividade associado aos tons escarlates que, em tese, faria um boleiro correr mais, dividir mais, querer mais.


Porém, o que diz a ciência? O portal de notícias Flashscore compilou uma série de estudos sobre o tema, feito ao longo dos últimos anos. Eles incluem não só futebol, mas também outros esportes como boxe e caratê, e também futebol americano – já que em termos de agressividade, os times da bola oval são referência.


Para ver os resultados em detalhe, veja a reportagem completa. Mas, a título de provocação, aqui vão algumas conclusões:


·      Em esportes de lutas, como o boxe, a cor vermelha parece influenciar a percepção de agressividade. Assim um lutador de vermelho tem mais chances de receber pontos dos jurados.

·      No futebol americano, a maioria dos times campeões do SuperBowl estavam usando branco. Ou seja, estar de vermelho não parece ajudar.

·      No futebol tradicional, há estudos contraditórios. Certamente uma camisa vermelha não dá superpoderes a ninguém, mas ela pode dar algumas vantagens – como intimidação do adversário ou melhor visibilidade de um companheiro.


O artigo traz outros insights interessantes e merece ser lido. Mas sem a esperança de convencer um gremista, um vascaíno ou um corintiano a vestir vermelho. Para isso não há pesquisa nem mandinga que dê jeito.

!-->