Pesquisar

Programa de Planejamento Familiar: interessados devem procurar UBSs para atendimento

 Programa de Planejamento Familiar: interessados devem procurar UBSs para atendimento

A Secretaria de Saúde de Itupeva tem fortalecido o atendimento da população no que se refere ao programa de Planejamento Familiar. A cidade conta com cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, além de atendimento especializado na Unidade Básica de Saúde. 

O programa garante orientação e oferta do método anticoncepcional mais adequado para cada caso, atendendo as possibilidades de saúde e opções individuais ou do casal. Dentre os métodos irreversíveis, os definitivos, são seguidos os critérios atuais pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde e legislação vigente.

Segundo a alteração na Lei 9.263/96 de Planejamento Familiar, que entrou em vigor em 4 de março de 2023, a idade mínima foi diminuída de 25 para 21 anos a partir da qual é autorizada a esterilização voluntária, permitindo ainda sua realização na mulher logo após o parto.

Como procurar atendimento?

Todos os pacientes que desejam realizar o procedimento de laqueadura ou vasectomia precisam estar dentro das descrições da Lei. Para saber mais informações é preciso se dirigir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para dar entrada no processo cirúrgico. 

A documentação é encaminhada para a regulação da Saúde. Já as pacientes gestantes que desejam realizar durante o parto, a laqueadura, devem procurar a UBS mais próxima e às 36 semanas de gestação se dirigir ao Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida com o processo de laqueadura em mãos para agendar o parto cesárea. 

Mais informações devem ser obtidas no telefone 4591-2483.

Notícias Relacionadas