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Covabra Supermercados espera aumentar em 12% as vendas de panetone neste fim de ano

 

Panetone trufado de avelã é um dos sabores fabricados pelo Covabra 
(Foto: Divulgação / Covabra Supermercados)

 

Dezembro, 2023 – A temporada de panetones chegou! Com a aproximação do Natal, o alimento ganha protagonismo nas prateleiras dos supermercados e o consumo nos lares brasileiros aumenta entre novembro e janeiro. Para dar conta da demanda nesse período de alta, o Covabra Supermercados aumenta a quantidade produzida, principalmente nos dois últimos meses do ano.

 

“No Covabra, temos alguns diferenciais como a produção de nossa receita exclusiva, com massa madre (fermento natural), o ano inteiro. Neste período de festas, entre novembro e dezembro, vendemos a quantidade equivalente a 10 meses do ano. Nossa expectativa para 2023 é de crescer 12% em comparação com 2022, nesses dois meses”, afirma Éder Mendonça, gerente do setor de padaria da rede.

 

Entre novembro de 2022 e janeiro 2023, o mercado de panetones registrou faturamento de R$ 725 milhões, segundo dados da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). Nesse período, o alimento chegou a 33 milhões de domicílios, atingindo 54% de penetração nos lares brasileiros. Segundo a pesquisa, foram 42,5 mil toneladas de panetones consumidas no último período de festas.

 

Para 2023, a tendência para o mercado é a variedade de sabores e o uso de ingredientes de qualidade. “Os ingredientes estão entre os diferenciais de um bom panetone, por isso utilizamos insumos importados, que garantem mais sabor, mais aroma e durabilidade”, explica Mendonça. Outro diferencial é a utilização do fermento natural, que deixa a massa mais leve, saborosa e aromática, com um sabor mais abaunilhado e menos cítrico, além de ser mais digestiva.

 

O processo de produção demora em torno de oito horas e as fornadas são preparadas conforme a demanda em cada loja. “Em algumas unidades, é necessário produzir aproximadamente 400 panetones por dia de produção”, complementa Mendonça. O sabor mais vendido na rede é o com gotas de chocolate, que representa 55% do total. Além dele, o Covabra fabrica o tradicional de frutas cristalizadas, o trufado de avelã, o trufado bueno, o doce de leite e, também, os minipanetones e o grande de 1kg.

 

No mercado nacional, os dados da Abimapi mostram que o panetone tradicional representa 87,7% do total em volume, sendo o de frutas o mais vendido (53,9%). Os recheados representam 12,1% do total, sendo os trufados os mais consumidos (33,7%). Uma constatação do mercado é a utilização de minipanetones como opção de presente de fim de ano, crescendo 3,4% no último ano em relação a 2021 e atingindo aproximadamente um terço de panetones produzidos.

 

Sobre o Covabra

Com mais de 34 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.400 funcionários.

MGID