Pesquisar

Compreender, amar e superar: Palestra no HTPC falou de autismo


Compreender, amar e superar. Esse foi o tema da palestra ministrada por Paula Mellilo, psicóloga e coordenadora dos Centros de Referência do Autismo do Grupo Wilson Mellilo, no HTPC em Itupeva, na última quinta-feira (30)

Com a presença de cerca de 30 pessoas, entre profissionais da área, pais e companheiros de autistas, além do prefeito em exercício, Angelin Lorenção, que teve a iniciativa da palestra, a reunião teve caráter informativo sobre o autismo, com Paula trazendo sua experiência não apenas como profissional, mas como mãe de uma criança autista.

“Nenhum profissional que trabalha com autismo é só por dinheiro. A gente tem que ter amor, ele é a base. Para se conectar com a necessidade do outro, para entender, o segredo é amor, tratamento adequado, estímulo e parceria em todos os contextos”, frisou a palestrante. “Que o conhecimento que tiveram aqui hoje, vocês possam compartilhar com outras pessoas”, finalizou.

Os presentes acompanharam atentos a apresentação, participaram de duas dinâmicas para entender na prática um pouco mais sobre o assunto e também puderam trocar informações e tirar dúvidas. 

Como foi o caso da moradora do Santo Antônio I, Miriã Campos Belini, que é casada com um autista, com quem tem uma filha de quase dois anos de idade. “Entender o autismo é primordial para qualquer relacionamento. Então é fundamental esse tipo de palestra, de informação. Quanto mais a gente compreender, melhor a qualidade de vida deles e a nossa também”, pontuou ela. 

O prefeito em exercício também celebrou o interesse dos presentes e agradeceu a disponibilidade de Paula. “Estamos sempre buscando aprender e investir em inclusão e melhores condições para todos, e é muito bom ver a participação de tantas pessoas interessadas”.

!-->