Dois agentes da Guarda Civil Municipal de Itupeva participaram e concluíram, no mês de setembro, o 9º Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO), realizado no município de Jandira/SP.
"O curso teve como objetivo capacitar os guardas para torná-los agentes multiplicadores para desempenhar tarefas de resposta imediata, patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco, ações táticas policiais e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade", explicou o comandante da GCM, José Mario Pereira da Silva.
Inicialmente, 34 alunos ingressaram no curso, mas apenas 20 concluíram, incluindo os dois representantes itupevenses. Eles representavam seis estados diferentes e 15 municípios distintos, incluindo um Policial Militar e um Policial Nacional Uruguaio, além dos Guardas Civis Municipais.
O destaque ficou para a GCMF Amorim de Itupeva, que conquistou o 1º lugar no curso e foi a segunda mulher a conseguir concluí-lo, bem como o GCM Julião, que concluiu em 9º lugar.
O treinamento abrangeu diversas instruções e contou com a presença de forças de segurança pública, incluindo a Polícia Penal do Espírito Santo, a Polícia Federal (Grupo de Pronta Intervenção), a Polícia Rodoviária Federal, BAEP da Polícia Militar de São Paulo e Unidades de Choque da GCM de São Paulo.
Mais detalhes sobre o curso
Os participantes se submeteram a 480 horas de atividades teóricas e práticas de capacitação.
A cerimônia de formatura ocorreu dia 23 de setembro, e foi marcada por grande emoção entre os Guardas. O curso promovido pela Guarda Civil Municipal de Jandira é uma referência nacional na área e é um dos mais exigentes treinamentos entre as Guardas Civis Municipais. Ele é conhecido pelo seu nível de dificuldade, já que compreende 20 dias de treinamento intensivo em regime de internato, tendo em vista que os alunos são submetidos aos limites físicos e psicológicos, para que estejam preparados para enfrentar qualquer tipo de ocorrência ao qual possam deparar-se.
GCM de Itupeva
Atualmente, Itupeva conta com três GCM's “Raios”, denominação para aqueles que concluíram o curso, elevando assim ainda mais o nível técnico da corporação.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva.