A OceanGate, proprietária do submarino que desapareceu misteriosamente no último domingo, confirmou a trágica morte dos seus passageiros. Segundo a empresa, os cinco exploradores a bordo eram indivíduos apaixonados pelo misterioso universo dos oceanos, cujas vidas foram ceifadas tragicamente.
A tripulação composta por cinco membros, era composta por Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino; Shahzada Dawood, empresário do Paquistão; seu filho Suleman Dawood; Hamish Harding, um bilionário explorador britânico; e Paul-Henry Nargeolet, ex-oficial da Marinha Francesa e conhecido especialista em destroços do Titanic.
No início do dia, a Guarda Costeira dos EUA divulgou via Twitter que destroços foram localizados nas áreas de busca pelo submarino Titan, que desapareceu durante uma expedição aos restos do Titanic. Os destroços foram encontrados por uma sonda não tripulada perto do local dos restos do famoso navio naufragado.
Os destroços foram localizados por um equipamento de sondagem do navio canadense Horizon Artic. O Titanic repousa a 3.800 metros de profundidade, aproximadamente 600 quilômetros da costa canadense, no Oceano Atlântico.
Segundo as equipes de busca, se o submarino ainda estivesse intacto na manhã de quinta-feira, seu suprimento de oxigênio teria se esgotado. Isso se baseia nos cálculos que levam em consideração o início da expedição na tarde de domingo (18).
O objetivo da viagem era explorar os restos do Titanic, que afundou em 1912. A expedição foi organizada pela empresa OceanGate Expeditions, que cobrava US$ 250 mil por passageiro. A jornada começou na sexta-feira (16), partindo de Newsfoundland, no Canadá. A descida começou no domingo (18) e, após 1 hora e 45 minutos, o submarino perdeu contato.
O submarino, apelidado de Titan, mede 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura, pesa mais de 10 toneladas e é feito de fibra de carbono e titânio. Seu controle é semelhante a um joystick de videogame, e ele é capaz de se mover a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) graças a seus quatro propulsores. O submarino tem capacidade para transportar até cinco pessoas e, diferentemente de um submarino de grande porte, ele não é autônomo, sendo necessário ser rebocado na superfície por 643 km até o local de descida.
🚨 VEJA: Vídeo mostra como é uma implosão e como os tripulantes do submarino Titan devem ter morrido durante viagem ao Titanic. pic.twitter.com/C64DrOqMOF
— POPTime (@siteptbr) June 22, 2023