Pesquisar

Com Palmeiras e Flamengo, Mundial de Clubes de 2025 será nos Estados Unidos



A FIFA anunciou na sexta-feira que o torneio Club World Cup 2025, que contará com a participação de 32 equipes, será realizado nos Estados Unidos. A decisão de sediar o evento nos EUA foi acordada unanimemente pelo Conselho da FIFA.

O novo formato do Club World Cup, agora com 32 times e ocorrendo quadrienalmente, é um avanço significativo.

Na escolha do anfitrião, a FIFA avaliou critérios como infraestrutura, serviços e outros objetivos estratégicos mais amplos. A instituição considerou que os EUA, conhecido por sua experiência em hospedar eventos de grande escala, poderia aumentar a sinergia com a próxima Copa do Mundo de 2026 - que será co-sediada por EUA, México e Canadá.

"O Club World Cup 2025 será o ponto alto do futebol masculino profissional de elite e, com as facilidades necessárias e um vasto interesse local, os Estados Unidos são o local perfeito para lançar este novo torneio global", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Os detalhes sobre as datas e os locais do torneio ainda serão definidos pela FIFA. A competição contará com campeões continentais e outras equipes que serão selecionadas através de um ranking.


Clubes Confirmados para a Edição do Mundial de Clubes 2025 na América

A FIFA, na sua recente confirmação de que o Mundial de Clubes 2025 ampliado para 32 times será sediado nos Estados Unidos, também destacou alguns clubes já qualificados para o torneio. Entre eles, dois gigantes do futebol brasileiro, Palmeiras, campeão da Libertadores 2021, e Flamengo, vencedor da Libertadores 2022.

Além disso, os vencedores da Champions League nos últimos três anos também garantiram seus lugares. Estes incluem o Chelsea, da Inglaterra, campeão da temporada 2020/2021, o Real Madrid, da Espanha, vencedor da temporada 2021/2022, e o Manchester City, também da Inglaterra, que ganhou a competição em 2022/2023.

Os campeões da Liga dos Campeões da Ásia de 2021 e 2022/23, Al-Hilal da Arábia Saudita e Urawa Red Diamonds do Japão, respectivamente, também conquistaram um lugar.

Da África, o Al Ahly do Egito, campeão da Liga dos Campeões da África 2020/2021, e o Wydad Casablanca do Marrocos, campeão de 2021/2022, garantiram seus lugares.

Representando a América do Norte e Central, Monterrey e León do México, campeões da Concachampions de 2021 e 2023, respectivamente, assim como o Seattle Sounders dos Estados Unidos, campeão de 2022, também estarão presentes.

As datas e os locais dos jogos serão anunciados pela FIFA no devido tempo. A competição contará com campeões continentais e outras equipes selecionadas através de um ranking.