Um vazamento de produto industrial no Ribeirão Caxambu, em Itupeva, causou estranheza para quem viu as águas do Rio Jundiaí com coloração avermelhada na segunda-feira (12).
Também na segunda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou a situação, perto do meio-dia, e entrou em alerta, visitando imediatamente o local e acionando os protocolos de notificação à Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A ação rápida da Prefeitura permitiu a agilidade para vistoria de uma equipe da companhia, além do acionamento da equipe técnica do DAE - Jundiaí.
Após primeira apuração, a Cesteb informou que a coloração avermelhada é resultado de um vazamento de produto químico de uma indústria e que a situação foi interrompida na tarde do mesmo dia. Ainda de acordo com a Cetesb, um coletor operado pelo Departamento de Água e Esgoto - DAE de Jundiaí também apresentou problemas, contribuindo para espalhar os produtos químicos pelo ribeirão.
Não existem relatos de mortandade de peixes ou outra consequência ambiental. A coloração dos trechos afetados estão se normalizando naturalmente.
Ações administrativas poderão ser tomadas em relação à empresa causadora do vazamento, explicou o secretário de Meio Ambiente de Itupeva, Jair Gomes, que acompanhou o caso desde as primeiras horas do ocorrido. “A indústria atua de forma regular na cidade e é licenciada pela Cetesb. A Secretaria segue acompanhando as ações adotadas pelo órgão e vamos também conversar com o DAE de Jundiaí, para entender o motivo do ponto problemático que ocorreu lá e contribuiu para o problema”, garantiu.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva