Pesquisar

Aprenda sobre finanças no TikTok: 3 perfis para seguir




Que o TikTok é a rede social do momento, todos sabem, mas para além das dicas de restaurantes, danças e conteúdos de comédia, a plataforma também tem se mantido forte na área educacionalFinançasinvestimentosfinanciamento e empréstimo pessoal são alguns dos temas que os usuários procuram entender na plataforma – e o universo de vídeos curtos já abriga contas ricas em conhecimento sobre o tema.


vetor educacional das redes também se torna positivo ao atrair um público jovem, que acaba acessando e se interessando cada vez mais pelo mercado financeiro. Prova disso é que há quase 30 mil pessoas com menos de 15 anos investindo na B3 atualmente, segundo dados da empresa.


“Entender o universo financeiro ainda é um desafio para grande parte da população. Quando surgem conteúdos que facilitam essa compreensão, o acesso se torna mais democrático e pode ajudar a ter uma vida financeira saudável. Além disso, quanto mais cedo as pessoas começarem a estudar sobre o tema, menor se torna a possibilidade de endividamentos, então ver jovens indo atrás de conhecimento é muito positivo”, comenta Túlio Matos, sócio-fundador da iCred, fintech sergipana criada no começo de 2022 para facilitar o acesso ao crédito e empréstimo pessoal. 


Pensando em guiar quem quer entender sobre finanças nas redes sociais, Matos aponta 3 perfis do TikTok que estão em alta para acompanhar. Confira: 


1- Gabriel Navarro

Dono de um dos maiores canais de finanças no TikTok, Navarro conta com 1,3 milhões de seguidores e ensina sobre o universo de investimentos, orientando como e quanto investir da melhor forma, com dicas para iniciantes e veteranos. Com o alcance de seus conteúdos, tornou-se colunista dos principais portais e revistas do país.


2- Olivia Carneiro

Com mais de 500 mil seguidores, Olivia é mestre economista da USP e UChicago 

e aborda temas variados sobre economia. De uma forma leve e didática, ensina e tira dúvidas sobre reforma tributária, imposto de renda, dívidas, além de dar dicas e falar sobre carreira no mercado financeiro.


3- Charles Mendlowicz

Conhecido nas redes como “O Economista Sincero”, Charles é formado em economia pela UERJ e comanda um dos grandes canais do setor, sendo escolhido como top 1 influenciador de investimentos pelo ranking da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Conta com 98 mil seguidores no TikTok, além de mais de 500 mil no Instagram, e aborda temas de educação financeira, explica investimentos, conscientiza sobre golpes, entre outros assuntos relacionados.


“O universo digital é vasto e existem diversos perfis que contribuem com a educação financeira, assim como cursos disponíveis nas mais renomadas plataformas e escolas para quem está iniciando ou quer se aprofundar. Contudo, é importante reforçar que é sempre recomendado ter cautela com perfis suspeitos e exagerados que possam indicar golpes para não ter prejuízos”, finaliza o especialista da iCred.


Sobre a iCred

Fintech criada no começo de 2022 para facilitar o acesso ao crédito e empréstimo pessoal. Com pouco mais de um ano de operação, a empresa já antecipou R$600 milhões. A aprovação do cadastro de cada usuário é feita em até três minutos, com dinheiro rapidamente liberado via PIX. Oferece uma linha de crédito para antecipação do FGTS, iniciou a concessão do Consignado INSS em Janeiro/23, e pretende lançar o Cartão Consignado até o fim do ano. 

!-->