Pesquisar

Prefeitura de Itupeva cria Grupo de Trabalho de prevenção à violência nas escolas

O prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito e secretário de governo, Alexandre Mustafá, anunciaram a criação de um Grupo de Trabalho da gestão municipal para acompanhar, estudar medidas e implementar ações possivelmente necessárias para intensificação da segurança e prevenção de casos de violências nas escolas do município. O grupo será intersetorial, formado pelas secretarias de Governo, Educação, Assuntos Jurídicos e a Guarda Civil Municipal.

"Temos um cenário de tranquilidade em Itupeva no que se refere à violência, inclusive nas escolas. Mas vamos formar um Grupo de Trabalho (GT) que vai evoluir nessa questão para zelar pelas nossas crianças e toda comunidade escolar”, afirma o prefeito Marcão Marchi.

“A GCM realiza um excelente trabalho e a Secretaria de Educação já tem implantada procedimentos recomendados nas unidades de ensino. Contudo, os últimos casos de violência em escolas deixaram todo o País perplexo. O prefeito Marcão conversou com as áreas que podem contribuir para isso e estamos agindo para ampliar a atenção sobre este tema aqui em Itupeva”, explica o vice-prefeito Alexandre Mustafá.

O Grupo de Trabalho vai analisar os protocolos, orientações especializadas das áreas de educação e segurança, e acompanhar as medidas dos Governos Estadual e Federal neste sentido. “A formação desse GT da Prefeitura de Itupeva irá funcionar também como ponto de interlocução com a comunidade escolar, de professores e pais, além de outros órgãos e entidades, demais instituições públicas e sociedade civil. Além disso, o Ministério da Educação criou o Grupo de Trabalho Federal que, entre outras ações, será responsável pela liberação de recursos para as Guardas Municipais ampliarem a Ronda Escolar nas cidades. Vamos acompanhar de perto e fazer com que Itupeva também possa receber este apoio”, explica o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.

Alerta para boatos

O comandante da Guarda Civil Municipal, José Mário Pereira da Silva, que integrará o Grupo de Trabalho, explica que além do patrulhamento e ronda realizados pela corporação nas escolas, incluindo nas estaduais, reforçando a atuação de responsabilidade da Polícia Militar.