O mês de abril marcará o início do projeto-piloto 'Retaguarda', que tem o propósito de inserir a modalidade de Jiu-Jitsu na grade curricular dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Essa iniciativa da Prefeitura de Itupeva acontecerá de maneira intersetorial, num trabalho que envolve as secretarias de Educação, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Social e Guarda Civil Municipal, com o intuito de melhorar o desempenho escolar das crianças, reforçando princípios e valores educacionais, aumentando a sensação de segurança nas unidades escolares.
A gestora do projeto, a servidora municipal e atleta, Géssica Rinaldi explicou que, inicialmente essa ação será voltada aos alunos da faixa etária de 10 a 11 anos (do 4° e 5° ano), das seguintes escolas:
. Cemeb Jardim Vitória (Jardim Vitória)
. Cemeb Prefeito José de Oliveira (Pacaembu I)
. Cemeb Fazenda Pinheiros (Cafezal I)
. Cemeb Catharina Reinholz Sabó (Moinho)
. Cemeb Professora Maria Stela Sales Izzo (Parque das Hortênsias)
. Cemeb Jacob Victor Levis (Guacuri)
. Cemeb Bairro da Mina (Bairro da Mina)
"As inscrições terão início nesta segunda-feira (10) e seguirão até o dia 17 de abril. Os pais e responsáveis receberão a ficha de inscrição através dos seus filhos. A participação no projeto Retaguarda não será obrigatória, mas um verdadeiro privilégio para as crianças", detalhou Géssica Rinaldi.
A primeira atividade do projeto está prevista para o dia 24 de abril, no Cemeb Jardim Vitória. Posteriormente, o cronograma de aulas e horários de cada unidade escolar será divulgado por cada unidade escolar, com duração, em média, de uma hora, com a seguinte metodologia:
. jogos e brincadeiras infantis direcionados à luta;
. situações de combate reais de iniciação esportiva;
. formação técnica própria do Jiu-Jitsu voltada para essa faixa etária;
. intervenção sistêmica da Guarda Civil Municipal, com princípios e valores de segurança pública (com a presença de guardas em todas as aulas).
"Aprender Jiu-Jitsu na escola é uma aposta inovadora, que certamente enriquecerá a parte diversificada no currículo escolar, tornando nossas crianças mais calmas, mais seguras e mais felizes", afirmou Géssica Rinaldi.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva