Reprodução/Redes sociais |
Nesta quarta-feira (5), a Polícia Militar realizou uma operação no Complexo da Maré, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante a ação, criminosos vindos de outros estados teriam invadido uma escola pública da região, mas foram rendidos pelos policiais com a posse de três fuzis e quatro pistolas.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram dois veículos blindados do Bope (Batalhão de Operações Especiais) dentro da escola. Após uma explosão, crianças e adolescentes são vistos correndo no pátio da escola.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que "ordens criminosas foram dadas para que a população local se dirigisse à escola para evitar a retirada de criminosos do local". A corporação ainda informou que não havia aulas na unidade escolar no momento em que a operação ocorreu.
"Houve necessidade de uso de equipamentos de menor potencial ofensivo para coibir o princípio de distúrbio civil. Infelizmente, para fazer a condução dos presos à delegacia, veículos blindados precisaram entrar no terreno da unidade escolar para a retirada dos indivíduos", disse a Polícia.
De acordo com a PMERJ, 16 criminosos foram presos e, além do armamento pesado, foram apreendidas nove granadas, cinco rádios transmissores e aproximadamente três quilos de maconha.