| Foto: depositphotos |
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) possui a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) como órgão responsável pela identificação e monitoramento da saúde ambiental em Jundiaí. Recentemente, dois morcegos insetívoros foram identificados com teste positivo para raiva, um no bairro Jundiaí Mirim e outro no Parque Centenário.
Os responsáveis pelas áreas foram prontamente orientados pela equipe técnica da VISAM e foram realizadas buscas por sinais de colônias nas proximidades. A vacinação anual dos animais domésticos contra a raiva é fundamental para a manutenção da proteção.
Segundo o coordenador da VISAM, o veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, todo o trabalho de orientação foi realizado no entorno dos endereços onde os animais foram localizados. Vale destacar que morcegos insetívoros são comuns na cidade e, com estes dois casos, a cidade já contabiliza quatro casos positivos de morcegos com raiva. Em 2022, foram registrados três casos de raiva em morcegos na cidade.
A VISAM orienta a população a entrar em contato imediatamente caso encontre um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, quintais, voando durante o dia ou caídos no chão. Os telefones para contato são (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350. Se possível, é recomendado isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo com um anteparo, como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. É importante ressaltar que não se deve manusear os morcegos sem proteção, mesmo se encontrados mortos.
A VISAM disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que pode ser agendada por telefone. A vacinação dos animais domésticos, como cães e gatos, deve ser realizada anualmente para garantir a proteção contra a raiva.
Fonte: https://jr.jor.br/2023/03/23/vigilancia-identifica-dois-morcegos-positivos-para-raiva/
