A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) iniciou sua operação de bloqueio para dificultar a prática ilegal de gatonet no Brasil. De acordo com a agência, alguns dispositivos já estão parando de funcionar.
A agência confirmou nesta sexta-feira (3) que começou a desativar aparelhos piratas remotamente. Os dispositivos eram usados para roubar sinais de TV paga e até mesmo acessar plataformas de streaming. O superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, informou em entrevista ao Uol que vários clientes já estão sentindo o impacto.
A Anatel estima que existam até 7 milhões de aparelhos ilegais em operação no Brasil, todos não homologados e sem qualquer certificação ou teste de qualidade e segurança. No entanto, a agência acredita que o número de usuários seja bem maior do que isso, com uma projeção de pelo menos 20 milhões de brasileiros consumindo conteúdo por meio de TV Box pirata.
Embora a agência não tenha divulgado o número exato ou modelos de aparelhos bloqueados, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio. A Anatel espera que suas ações, juntamente com a conscientização da população, contribuam para a diminuição da prática ilegal.
Segundo o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, "queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor".

