O município de Jundiaí, em São Paulo, confirmou mais um caso de morcego positivo para raiva na manhã de quarta-feira, 8 de fevereiro, identificado pela Zoonoses no bairro Terra Nova. Este é o segundo caso confirmado neste ano. A equipe responsável foi orientada e os técnicos realizaram uma busca por sinais de colônia na área próxima.
O primeiro caso de raiva em morcego neste ano foi registrado no bairro Gramadão, no dia 16 de janeiro. A informação foi divulgada no dia 1 de fevereiro. A prefeitura orientou todos os moradores do bairro sobre a importância da vacinação antirrábica para animais de estimação e os cuidados necessários em caso de outra identificação de morcego positivo para raiva.
Em 2022, o município registrou três casos de raiva em morcegos e dois em 2021. Nenhum dos casos resultou em contato com pessoas ou contaminação de animais domesticados.
Em caso de identificação de um morcego em situações incomuns, como voando durante o dia ou dentro de residências, a pessoa deve contatar imediatamente a Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) para o recolhimento do animal. Se possível, o animal deve ser imobilizado ou o cômodo em que ele foi encontrado deve ser isolado. Não se deve manipular morcegos sem proteção, mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na Visam mediante agendamento telefônico. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente.