"Green Eye Disease" é como está sendo chamada uma doença misteriosa que está afectando moradores em regiões da Austrália. Ela cria uma secreção verde nos olhos e causar dor intensa. Médicos estão lidando com o aumento de casos, enquanto a população procura descobrir mais sobre a condição.
O causador da doença é um pequeno besouro chamado orthoperus que, ao atingir os olhos, libera uma toxina que corrói a córnea, resultando em reações dolorosas. A maioria dos casos está sendo registrada no Nordeste de Victoria, Gippsland e no Centro de Nova Gales do Sul. As vítimas geralmente não sabem que estão doentes até que a dor comece.
Uma jovem de 13 anos, Annabelle Donnelly, foi uma das afetadas pelo besouro. Ela estava acampando com a família perto de Wangaratta quando o animal entrou em um de seus olhos. Segundo a mãe da adolescente, a doença queimou 90% da membrana da córnea da filha.
Um oftalmologista explicou que a doença geralmente surge durante o verão australiano e é comum em pessoas que saem de casa para atividades ao ar livre, como jardinagem, cortar grama ou jogar futebol. Por isso, profissionais de saúde estão orientando a população a usar óculos de sol até o fim de março para evitar a condição.