Na segunda-feira (06), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) realizou uma operação no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, contra um desmanche clandestino. Os policiais encontraram 67 veículos parcialmente desmontados, além de muitos motores e peças de automóveis espalhadas pelo terreno. Nenhum dos carros localizados tinha registro de roubo ou furto. Dois homens, pai e filho, foram presos por crimes contra a ordem tributária, relações de consumo, meio ambiente e associação criminosa. No entanto, eles foram liberados durante uma audiência de custódia na terça-feira seguinte (07).
De acordo com o delegado titular da DIG, Marcel Fehr, a equipe investigativa foi ao local após receber uma denúncia sobre a existência de um desmanche clandestino. Ao chegar ao local indicado, os policiais viram uma grande quantidade de veículos depenados em um terreno baldio e abordaram dois homens que estavam lá. Eles se apresentaram como pai e filho e admitiram que se dedicavam ao desmonte de carros há algum tempo, alegando que os veículos não eram produto de crime e que as peças eram vendidas para outros desmanches e lojas do ramo.
Fehr explicou que a investigação ainda está em andamento, mas eles acreditam que os veículos sejam antigos e tenham sido vendidos a preços baixos pelos antigos proprietários. A dupla desmontava os veículos e vendia as peças para dar vida nova a carros que eram produto de roubo ou furto. Eles também provavelmente usavam peças de carros bons para remontar carros que haviam sido roubados ou furtados.
Os investigadores descobriram que a dupla não possuía empresa aberta ou autorização dos órgãos competentes para explorar essa atividade, que é regulamentada pelo Estado. Eles foram autuados por crimes contra a ordem tributária, relações de consumo, meio ambiente e associação criminosa.
Entre os veículos depenados, os policiais encontraram um com perfurações na lataria e vidros, possivelmente causados por disparos de armas de fogo. A equipe investigativa está investigando a origem desse veículo e se está envolvido em algum crime. Além disso, foi constatado derramamento de resíduos e óleo.