O turismo de Itupeva e região está em pleno desenvolvimento. Tanto é que, recentemente, foi lançado o Distrito Turístico, localizado na região do Shopping Serra Azul. Mas, os esforços para fomentar o setor na região acontecem há mais de 20 anos, desde 2002, quando foi criado o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas.
Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.
A região é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios. Destacam-se, na região, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
"Pude acompanhar de perto toda a participação de Itupeva no Circuito das Frutas, pois estivemos por dois biênios consecutivos como Secretaria Executiva. O Circuito tem uma força incrível e grande potencial de crescimento. Isso mostra que a nossa cidade, juntamente com as outras 9, tem criado políticas públicas para que novos empreendimentos se instalem e, aqueles que já existem, se fortaleçam", comentou a secretária interina de Turismo, Rita Bonequini.
Participação de Itupeva
Itupeva está entre as cidades que participou da fundação do Circuito das Frutas e, desde a sua criação, se mantem na ativa. A participação de Itupeva está prevista na Lei nº 1402, de 27 de maio de 2003, que autoriza a Prefeitura a participar do Consórcio Intermunicipal do Polo Turístico do Circuito das Frutas.
Foi eleita como membro da Diretoria, representando a Secretaria Executiva, por dois biênios consecutivos, sendo, de 2019 a 2020 e de 2021 a 2022.
Entre as várias ações que o Circuito das Frutas realizou, algumas se destacam. Como, por exemplo: a criação do Passaporte de Turismo Rural do Circuito das Frutas, do Programa de Regionalização Circuito das Frutas com o Senac, realização das Cavalgadas do Circuito das Frutas, formação do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas e a participação em importantes eventos do segmento turístico, como: ABAV TravelSP, WTM São Paulo; Abav Expo - Olinda (PE), 34ª Festuris - Gramado (RS).
Figuram, também, entre os destaques a parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, na instalação dos Totens de Sinalização Turística do Circuito das Frutas para os 10 municípios do consórcio e a homologação dos 10 municípios do Circuito das Frutas no SISMAPA do Ministério do Turismo, um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos.