Pesquisar

The Last Of Us: especialistas dizem se é possível acontecer pandemia na realidade

 


A pandemia que acaba com a humanidade em "The Last Of Us" é causada por um fungo. Embora esperamos que a realidade não seja assim tão sombria, o fato é que o fungo existe e tem comportamento semelhante ao retratado na série. Alguns especialistas falaram sobre a possibilidade do cenário apocalíptico se tornar realidade.

Os fungos apresentados na série são chamados de Cordyceps e são organismos reais que prosperam em climas quentes e úmidos. No entanto, eles apenas parasitam artrópodes, como formigas, aranhas, mariposas, gafanhotos, mas não humanos. Segundo Rebeca Rosengaus, professora da Northeastern University, "o fungo ataca insetos que vivem no solo". O mundo científico o chama de "fungo formiga-zumbi. Segundo Rebeca, o Cordyceps faz suas vítimas da seguinte maneira: a formiga sai para buscar comida sem saber que os esporos do fungo estão caindo próximos a ela. Os esporos se grudam na criatura e liberam enzimas para quebrar sua casca. Depois, pequenos filamentos começam a crescer e eventualmente tomam o controle do cérebro da formiga. A infecção resulta na morte da formiga seis horas depois e, dois a três dias depois, um caule do fungo cresce de seu pescoço. Os esporos então começam a cair novamente, repetindo o ciclo.

William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Vanderbilt University, afirmou que "não devemos nos preocupar". Segundo ele, um fungo é mais complexo do que um vírus e seria mais difícil para ele saltar de espécie. No entanto, isso não significa que os humanos não possam ser infectados por organismos que normalmente afetam outras espécies. A segunda temporada da série da HBO já está renovada.