Pesquisar

Castração de cães e gatos: 142 animais são atendidos em ação no Parque da Cidade


Reduzir a fila de espera para castração de cães e gatos na cidade e realizar o controle populacional destes animais foram os principais objetivos da ação realizada nesta quarta-feira (25), no Parque da Cidade, promovida pela Prefeitura de Itupeva.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente convocou 220 tutores já cadastrados e que aguardavam atendimento para a realização deste procedimento veterinário em seus animais.

Além de realizar esses atendimentos, o evento proporcionou aos tutores orientações sobre os cuidados com o pet tanto no pós-operatório, quanto para o bem-estar do animal.

O prefeito em exercício, Alexandre Mustafá, compareceu à ação e ressaltou o quanto essa iniciativa foi positiva. “Estamos investindo em ações como essa, que são extremamente importantes para o controle populacional de cães e gatos e também para preservar o bem-estar desses animais”, afirmou.

Mustafá reforçou, ainda, que essa ação vem acompanhada da educação da população sobre a guarda responsável de cães e gatos. “Além da castração, é muito importante que as pessoas tenham consciência da responsabilidade que é ser tutor de um animal doméstico, pois ele possui uma série de necessidades, como: a disponibilidade de água limpa e fresca, alimento saudável, vacinação, vermifugação, atenção, local adequado e carinho”, descreveu.

O secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes, também destacou a importância desta iniciativa em Itupeva. “Hoje promovemos esta ação com a presença dos tutores e seus animais, com o intuito de oferecer o procedimento de castração gratuita, mas acima de tudo de proporcionar o bem-estar dos animais, além de desafogar a lista de espera”, salientou.

De acordo com o DEFBEA, os atendimentos desta quarta-feira contemplaram tutores que haviam cadastrado seus animais desde novembro de 2022. Ao todo foram castrados 142 animais nesta ação. No entanto, o setor informa que, durante o evento foram registradas 78 ausências, que acabam tirando a oportunidade de outros tutores e animais que aguardavam pelo procedimento.

A veterinária Layanna de Souza Prado explicou que assim como o procedimento realizado no setor (DEFBEA), a ação desta quarta-feira permitiu a castração segura dos animais. “Durante o atendimento os animais passaram por triagem, anestesia e procedimento clínico, além do que, foram microchipados com o intuito de serem identificados e correlacionados aos seus tutores, também receberam colar elizabetano, medicamentos e as devidas orientações para o melhor pós-operatório”, detalhou.

Iniciativa aprovada

Adonias Ferreira da Luz, que reside no Parque das Hortênsias aprovou a ação desta quarta-feira. Ele trouxe a gatinha Mel, de 1 ano e 5 meses para passar pelo procedimento veterinário. “Essa ação foi importante por dois motivos: impedir que os animais fiquem jogados na rua e ajudar também as pessoas de baixa renda a trazerem seus animais para realizarem esse procedimento cirúrgico”, disse.

Já a moradora do Residencial Tosi, Iolanda Braga, também trouxe seu gatinho, Yudi, de 10 meses e aprovou a ação. “Acho muito importante essa iniciativa, pois há muitos animais nas ruas e precisamos ter esse cuidado para não haver o aumento populacional e reduzir o sofrimento dos mesmos”, comentou.

A protetora independente de animais, Lucrécia Vaz Cardoso, que reside no Pacaembu I, trouxe três gatinhos para serem castrados nesta ação. “Considerei essa iniciativa fundamental, para que não ocorra aumento populacional dos animais, o que normalmente impossibilita os cuidados por parte dos tutores, gerando em muitos casos, o abandono, que é algo muito triste. Por isso, fiquei extremamente feliz em ter participado desta ação”, declarou.

Serviço

Para mais informações sobre o procedimento de castração animal, encaminhe mensagem por WhatsApp do DEFBEA, pelo número (11) 4496-1777.

Saiba mais

O evento desta quarta-feira contou com o apoio da Cruzeiro do Sul Virtual (Polo Itupeva) e Ceunsp, através do curso de Medicina Veterinária, com a presença de alunos e professores, que orientaram os tutores sobre os cuidados com os animais e adoção responsável.