Pesquisar

Luto! Dan McCafferty, vocalista original do Nazareth, morre aos 76 anos



Dan McCafferty, vocalista original da banda Nazareth, morreu aos 76 anos nesta terça-feira (8). 

A notícia foi divulgada pelas redes sociais da banda em um post assinado pelo baixista Pete Agnew, que não cita a causa. 

"Dan morreu às 12h40 de hoje", escreveu ele. "Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e a família perderam um marido e pai maravilhoso e amoroso, perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já viveram. Muito chateado para dizer qualquer coisa além disso neste momento."

Dono de uma voz rouca e potente, McCafferty não se limitou a ser um intérprete de hard rock (estilo ao qual filia-se o Nazareth). Pelo contrário, o seu talento pode ser reconhecido nos vários estilos que esta banda escocesa tem experimentado durante sua longa carreira. Aliás, sua voz ficou mundialmente conhecida por intermédio de uma balada - a clássica regravação de "Love Hurts" (Bryant).

A música que lhe traz as melhores recordações é, provavelmente, "Broken Down Angel", pois foi com ela que o Nazareth chegou às "paradas de sucesso" pela primeira vez, em 1973.

Sua afinação e seu potencial vocal estão registrados não apenas nos inúmeros álbuns já lançados pelos escoceses do Nazareth, mas também em seus dois álbuns solo: Dan McCafferty (1975) e Into The Ring(1986). McCafferty é notável para a gama vocal dele e nomeia, e o cantar dele foi uma influência para cantores como Axl Rose de Guns n' Roses, Rob Halford de Judas Priest e Brian Johnson de AC/DC.

Porém, no dia 29 de agosto de 2013, Dan McCafferty anunciou sua aposentadoria dos palcos, devido ao agravamento de sua Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica (DOPC). Em virtude desse problema, Linton Osborne assumiu como vocalista do Nazareth. Foi anunciado no dia 24 de Fevereiro de 2014. Em 2015, Carl Sentance é quem passou a assumir esse papel.

Apesar da doença, Dan conseguiu realizar a gravação de um novo álbum solo, com composições inéditas e letras de sua autoria, a ser lançado pela earMUSIC em 18 de outubro de 2019. O título do álbum é Last Testament.

Notícias Relacionadas