Pesquisar

Cuidados com orelhas e ouvidos dos Pets



A limpeza dos ouvidos dos cães e gatos merece uma atenção constante dos tutores


São Paulo,07 de novembro de 2022. É comum que os animais de estimação balancem a cabeça ou coloquem as patas nas orelhas, entretanto, se isso acontece com frequência, pode ser um final de infecção ou até alergias. Como saber quando devemos limpar as orelhas dos pets? “O ideal é limpar os ouvidos somente em caso de sujidade ou umidade. Cães com muitos pelos nos ouvidos devem ter os pelos aparados para facilitar o manejo e limpeza", explica Renato Leiva, grommer especializado há mais de 15 anos no cuidado e saúde animal.


Deixar a água longe das orelhas do animal durante o banho e limpar cuidadosamente esta região do pet com um pano seco embrulhado nos dedos ajuda a manter a área higienizada e até identificar possíveis alterações. “Limpar somente com algodão e até onde a ponta do dedo alcançar. Nunca introduza o dedo no conduto com unhas longas ou qualquer material pontiagudo, pois pode provocar acidentes”, explica Leiva.


 Todo e qualquer cuidado deve ser avaliado por um profissional e evitar dicas que parecem milagrosas na internet, pois qualquer intervenção sem aprovação de um médico veterinário pode causar sérios problemas nas orelhas e nos ouvidos dos pets. “É importante limpar os ouvidos somente se identificar um pequeno resíduo de sujidade, com produto específico para limpeza dos ouvidos do pet. Utilize um algodão para limpar somente a área mais externa e sempre leia o rótulo antes de utilizar qualquer produto. Quando identificar sujidade, mau cheiro ou dor, encaminhe seu pet a um médico veterinário. E quando notar que os ouvidos estão saudáveis e livres de sujidade, de preferência, não mexa”, conclui Renato.


Sobre a Escola Belas Patas

Com mais de oito mil alunos em quinze países, a Escola Belas Patas possui doze anos de

experiência e, atualmente, é uma das referências no mercado de estética animal no país.

Oferecendo cursos na modalidade presencial e online, a Belas Patas é certificada

internacionalmente pela Canine Grooming Academy da Espanha. Para saber mais, acesse:

www.belaspatas.com.br


!-->