Pesquisar

Turismo Rural jundiaiense oferece diversas atrações para o feriado

 Na próxima quarta-feira, 2 de novembro, é comemorado o feriado de Finados. E, para aqueles que não irão viajar, Jundiaí está repleta de atrações locais, principalmente ligadas ao turismo rural. Atualmente, a cidade conta com seis Rotas Turísticas: Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova, Uva e Vinho, que oferecem uma grande variedade de opções de passeios e atendem aos diferentes gostos de pessoas que procuram locais para se divertir, comer, degustar vinhos e cervejas ou curtir a natureza. Em breve Jundiaí também terá a Rota da Cerveja. 

A cidade conta com mais de 600 atrativos turísticos entre empresas de alimentação, adegas, museus, parques, fazendas, sítios, entre outros. “As nossas rotas oferecem o contato com a natureza, com as produções de frutas da cidade e uma gama muito grande de opções que atendem a diversos gostos, desde aqueles que procuram por cultura, história, passando por experiências gastronômicas, com harmonização de vinhos, cervejas e vivências em meio à natureza e produção rural”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. 

Foto externa da Adega Marquezim, localizada no bairro do Caxambu
Bairro do Caxambu é um ótimo destino gastronômico para o feriado

A mais diversificada das seis Rotas é a Rota da Uva, que oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza. Na Rota do Vinho os visitantes podem escolher entre as mais de 20 opções de adegas, estabelecimentos e vinícolas com mais de 40 variedades de vinhos, além de espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais. Diferente das demais rotas, a do Vinho não está localizada em uma única região.

Na Rota da Cultura Italiana a culinária é um dos grandes chamarizes. O visitante pode optar por degustar um café da manhã colonial, ou chegar direto para o almoço com pratos típicos italianos. Já a Rota do Castanho garante passeios ao ar livre, degustação de frutas e de vinhos artesanais. Nela é possível conhecer o processo da viticultura, produção do vinho e degustação em adegas.

Vinho sendo servido. Rota do Vinho abrange diversas adegas e vinícolas jundiaienses
Rota do Vinho abrange diversas adegas e vinícolas jundiaienses

Para os amantes da cultura e história, a Rota do Centro Histórico oferece opções gratuitas como visitar a Catedral Nossa Senhora do Desterro, o Complexo Fepasa, o Teatro Polytheama, descansar ao ar livre no jardim do Solar do Barão, caminhar nos muitos parques espalhados pela cidade ou visitar o Mundo das Crianças.

Para os amantes de paisagens naturais, a Rota da Terra Nova é parada obrigatória. Nela, restaurantes, pesqueiros e mesmo os estabelecimentos que comercializam produtos como conservas , farofas, queijos, vinhos artesanais, doces e derivados suínos oferecem espaços para sentir a grama sob os pés e caminhar em meio à natureza. No caminho, a vista para a bela Serra do Japi é um espetáculo à parte. 

Rota da Terra Nova é a melhor opção pra quem busca o contato com a natureza
Rota da Terra Nova é a melhor opção pra quem busca o contato com a natureza

Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site e seguir os perfis no Instagram @rotadocastanho @rotadocentrohistorico @rotadaculturaitaliana @rotadaterranova @rotadauvaoficial  @rotadovinhojundiai

Foto da área externa do Museu Solar do Barão, que oferece atrações históricas na Região Central
Museu Solar do Barão oferece atrações históricas na Região Central

Assessoria de Imprensa

!-->