A Câmara de Itupeva recebeu representantes da Memphis Engenharia, nesta segunda-feira (10/10), para apresentar aos vereadores a conclusão dos estudos financeiros sobre o sistema de transporte público coletivo no município. Estiveram presentes o presidente da Casa, Jota Júnior, e os vereadores Dr.ª Cícera Zanata e Lucas Fumacinha.
Cristina Afonso, da Memphis, apresentou aos vereadores os estudos realizados no sistema de transporte coletivo de Itupeva, destacando principalmente o período da pandemia de Covid-19, que gerou um déficit acima dos R$ 11,1 milhões - valor que seria suficiente para adquirir 15 novos veículos para a frota no município, que atualmente dispõe de 22 ônibus, 14 deles com 9 ou 10 anos de uso e considerados bastante defasados.
Durante a apresentação, Cristina também detalhou como é feito o cálculo da passagem, e a importância do subsídio municipal para que não haja um encarecimento aos usuários, algo que o secretário de Fazenda, Alexandre Aluízio Marchi, presente na reunião, garantiu que é uma das prioridades da Prefeitura.
O estudo da Memphis também mostrou como os custos para operação aumentaram no período (entre março de 2019, ano em que houve o último reajuste tarifário, e junho de 2022), como o aumento de 112,7% no preço do diesel; 59,7% em custos com pneus; e um reajuste de 92,6% no valor de aquisição de um novo veículo; além de 6,1% no salário dos motoristas.
Rede Integrada de Transporte Coletivo de Itupeva
Cristina também apresentou aos vereadores o projeto de Rede Integrada de Transporte Coletivo de Itupeva - RITI, que tem como metas gerais um plano de viabilidade que busque se aproximar da realidade de investimentos, integração entre as linhas, incremento da tecnologia e conforto, melhoria da qualidade do serviço com acompanhamento efetivo do Gestor Público, entre outros.
O projeto prevê que, assim como algumas cidades, como Jundiaí, por exemplo, Itupeva adote um modelo de transporte coletivo integrado, com um bilhete único que possibilite ao passageiro chegar em qualquer lugar da cidade, dentro de um limite de tempo estabelecido, pagando apenas uma passagem.
O projeto também estabelece diversas melhorias para a população, visando mais conforto e dignidade, o que teria sido um pedido do próprio prefeito Marcão Marchi à empresa, como aplicativo para consultar os horários; uma Central de Controle Operacional; veículos com Wi-fi; Sistema de Bilhetagem Eletrônica; painéis informativos nos pontos de ônibus, etc.
“A atualização de nosso transporte coletivo, com o objetivo de melhorar a qualidade e atender a atual necessidade e realidade da nossa população, adotando esse modelo integrado, é uma pauta que já há alguns anos eu levei ao prefeito, que assumiu esse compromisso, pelo qual também sou grato. É um projeto de extrema importância para o município, porque tem um alcance enorme, de todos que dependem do transporte coletivo, sendo que a grande maioria utiliza para ir trabalhar, garantir o sustento da família”, avaliou o presidente Jota Júnior.
Também participaram da reunião o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes e representantes da Viação Itupeva.