-

Projeto lança gibi que ensina história da Serra do Japi para jovens e crianças



Jundiaí (SP), outubro de 2022 – O Projeto Olhos da Serra reuniu professores de educação básica, professores e estudantes de pedagogia, docentes e alunos de áreas ambientais, com o objetivo de fomentar ações de preservação ambiental na Serra do Japi. No evento, foi realizado o lançamento dos gibis produzidos e materiais do Projeto “Pequeno Cientista da Natureza”, idealizados pela Fundação Serra do Japi, voltado às crianças a partir do segundo ano do ensino fundamental. 

Vania Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi e idealizadora do projeto das histórias em quadrinhos, explica que são dois exemplares com histórias voltadas a públicos diferentes. “O ‘Conhecendo a Serra do Japi’ tem um conteúdo mais lúdico com o foco nas crianças. Neste gibi é contada a história da Serra do Japi desde o início e traz temas variados com linguagem própria para crianças por volta dos 8 anos”. 

A outra história é para o público mais adolescente, estudantes do ensino fundamental e do médio. “No ‘Um dia na Serra do Japi’ os personagens são levados para dentro da reserva com um professor, que explica alguns pontos básicos do meio ambiente da área e o que os jovens podem fazer para preservar a natureza”. 

Os dois exemplares contam com glossários para ajudar os jovens a descobrir novos termos e palavras que envolvam a fauna e a flora. Após o lançamento, eles serão distribuídos na Fundação Serra do Japi para educadores.

Mais do evento

O evento também contou com uma palestra do Professor Ivan Vanderley Silva sobre o comportamento do cidadão e das ações das instituições na preservação dos recursos naturais e sobre os seus valores. "Historicamente a relação do ser humano com o meio ambiente foi marcada pela  exploração dos recursos naturais sem grandes preocupações com sua finitude. Entre os recursos explorados de forma inadequada estão às florestas, os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade e tantos outros recursos”. 


Para ele, é importante conversar diretamente com professores para mostrar como evoluiu a relação do ser humano com o meio ambiente. “Abordamos temas como a evolução do pensamento econômico, o conceito de desenvolvimento, como se dá a exploração dos recursos naturais, a apropriação do meio ambiente pelo ser humano e o que precisamos fazer para melhorar nossa relação com o ambiente”.

O presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da ONU, Flávio Gramolelli Junior, apresentou ações de educação ambiental ao longo dos 30 anos da ONG COATI (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada). “Temos vários projetos, inclusive em empresas da região, como a necessidade da reciclagem. Pudemos mostrar as metodologias que os professores podem utilizar em sala de aula”.

O programa de estágio da ONG produziu cartilhas ambientais que também foram disponibilizadas no evento.

 

Sobre o Projeto Olhos da Serra 

O projeto Olhos da Serra tem como objetivo sensibilizar moradores, comunidade local, órgãos gestores e turistas sobre a importância da conservação da Serra do Japi (Jundiaí/SP), território caracterizado por sua relevante biodiversidade e riqueza hídrica. As ações desenvolvidas visam também incentivar os moradores a colaborar com as ações de monitoramento e fiscalização, por meio de um canal de comunicação gerenciado pela Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).

O projeto está sendo conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e a Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), com o patrocínio da Coca-Cola Foundation. Também apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil, a Fundação Serra do Japi, a DAE Jundiaí e a Global Environment & Technology Foundation (GETF).

                               

 



Faça parte do nosso grupo de vagas de empregos no Whatspp

Grupo 1: https://chat.whatsapp.com/HeRj2NIQO6Y2Rg39cC9liH


Grupo 2: https://chat.whatsapp.com/DwZAaTIlEv7KPM9HYhEMrj


Grupo 3: https://chat.whatsapp.com/FFI6rJo8uZA0Sh5FuzwsZu


Grupo 4: https://chat.whatsapp.com/E86IOM3VPtt8wMxDCFBLyi


Grupo 5: https://chat.whatsapp.com/Fp0A6iFUwWOGVtsHvws1WL


Grupo 6: https://chat.whatsapp.com/FRWplg5Vu0JLf2J1khWcET


Grupo 7: https://chat.whatsapp.com/ICFHXZrgQAmL77eeyzvzQ2


Grupo 8: https://chat.whatsapp.com/BbUq3ZfPKvaAqH4Qwi9VB5


Grupo 9: https://chat.whatsapp.com/KFouEcwIBpdJ9DBre10jNC


Grupo 10: https://chat.whatsapp.com/JPGwSCWBqgK53476mGhGb9


Grupo 11: https://chat.whatsapp.com/E5cH3wdeb3C5uCnIUfeIxM


Grupo 12: https://chat.whatsapp.com/Ego3YgfRKGwKBOdKWxLQRJ


Grupo 13: https://chat.whatsapp.com/H3e4TGT8BpYHBMi3ixbj3M


Grupo 14: https://chat.whatsapp.com/IMMg9aIc2sxAlPPjjdjIDq


Grupo 15: https://chat.whatsapp.com/LloENEw7RiO1GLiSETRHbm


Grupo 16: https://chat.whatsapp.com/I4bW4zscPnt6QvRnuJ0lwr


Grupo 17: https://chat.whatsapp.com/DrvsrH64OcmLZ5Q0yGS69Y


Grupo 18: https://chat.whatsapp.com/Hv1QbVIsGIxICVglrFgOll


Grupo 19: https://chat.whatsapp.com/J61ckbczapTH666Yf0DIDS


Grupo 20: https://chat.whatsapp.com/LmhL1L2wTjm7Ep0jQN2ig8


Grupo 21: https://chat.whatsapp.com/BbUq3ZfPKvaAqH4Qwi9VB5


Grupo 22: https://chat.whatsapp.com/HoP4m3JhncZ4mIU97pqPBE


Grupo 23: https://chat.whatsapp.com/HICmDebQ4A30fMkJe3Fuzx


Grupo 24: https://chat.whatsapp.com/JDjH7y7Fui1GGoAvuFakoz


Grupo 25: https://chat.whatsapp.com/G19OVoEM5Ly78pkzZ02Fi2


Grupo 26: https://chat.whatsapp.com/Hv1QbVIsGIxICVglrFgOll


Grupo 27: https://chat.whatsapp.com/Jh61oeIZKia3SN7oInvXFs