Pesquisar

Inscrições para leilão de uvas, expositores e produtores na Expo Uva estão abertas

 Inscrições para leilão de uvas, expositores e produtores na Expo Uva estão abertas

A Prefeitura de Itupeva prepara para o mês de dezembro mais uma edição da Expo Uva da cidade. Para isso, a Secretaria de Agricultura e Cultura, organizadora do evento, deu início nas inscrições dos interessados em trabalhar com a exposição e a comercialização de seus produtos, além daqueles que desejam participar do tradicional leilão de uvas Niágara.

A secretária da pasta, Maria Luisa Campo Silvan Molena, comenta sobre o evento. “A Expo Uva é um tradicional evento do nosso município e tem como objetivo valorizar, desenvolver e incentivar o cultivo de frutas na nossa cidade. A uva, que representa a tradição agrícola de Itupeva. É um evento esperado pelos produtores e que chega em mais uma edição”, disse ela.

A 15ª Expo Uva de Itupeva acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2022 no Parque da Cidade, com shows, decoração específica e comercialização de diversos produtos.

Para a festa, a corte da Expo Uva já está formada: Gessica Maria Peghin é a nova rainha e, ao lado dela estão as princesas Luana Rodrigues do Nascimento e Giulia da Silveira Marques, além das vinhateiras.

Exposição e Comercialização
A Secretaria de Agricultura e Cultura abriu um chamamento público para selecionar agricultores e produtores interessados na comercialização dos produtos produzidos em sua propriedade.

Os interessados deverão apresentar a documentação descrita no chamamento, entre 10 e 18 de novembro (dias úteis) das 8h às 17h na sede da pasta, localizada na Praça São Paulo nº 2 no Centro. Estando adequados às normas, o resultado final será publicado no Diário Oficial Eletrônico conforme cronograma.

O edital completo pode ser acessado aqui

Julgamento das Uvas
A Prefeitura também fará o tradicional julgamento das de uvas Niagáras, que depois serão leiloadas. Os produtores poderão participar das exposições apresentando caixas de Uva Niágara Rosada, Branca e/ou Mista (Niágara Rosada e Branca embaladas na mesma caixa). Para participar é preciso residir no município e atender as condições do regulamento.

As uvas poderão ser divididas em duas categorias: embalagem e apresentação. Para ambas, serão analisados critérios como corte, tamanho do cacho, tamanho de baga, presença de pruína, manchas nas bagas e outros.

A Prefeitura oferecerá premiação em dinheiro para os vencedores. O primeiro lugar receberá R$1500,00 e troféu, o segundo lugar mil reais e o terceiro R$800,00, em ambas as categorias.

As inscrições devem ser feitas também na Secretaria de Agricultura e Cultura, entre os dias 3 de novembro e 1 de dezembro de 2022 (dias úteis), das 8h às 16h. É preciso preencher a ficha de inscrição devidamente preenchida, apresentar cópia do RG, CPF ou CNH, cópia do comprovante de endereço e cópia do CNPJ de produtor rural.

O edital completo pode ser acessado aqui

Notícias Relacionadas