Pesquisar

Com orientações de servidor da Emergência por telefone, idosa salva a vida da própria mãe



O setor de urgência e emergência 192 de Itupeva recebeu uma ligação importante. Já se passava das 11h30 de quarta-feira (26/10) quando uma usuária do Sistema Único de Saúde do município solicitou a ajuda do setor.

Ela informou, de forma desesperada, que a sua mãe havia engasgado enquanto se alimentava e que não conseguia respirar corretamente. 

A senhora, oferece habitualmente a refeição para a sua mãe de forma suave e devagar, pois a mesma tem dificuldades em engolir. Porém, neste dia, algo ocorreu diferente. Sua mãe estava engasgada, apresentando muita dificuldade em respirar (inclusive com ruídos diferentes) e já estava com o rosto roxo. 

A situação piorava no decorrer do tempo por conta da obstrução das vias áreas. 

O enfermeiro da sala de controle operacional, responsável pela triagem, classificação de risco e despacho de ambulâncias prontamente atendeu a chamada, solicitando o endereço da ocorrência e liberou imediatamente uma viatura para o local. 

A ambulância com uma enfermeira de emergência e um socorrista treinado se dirigiram até o local, enquanto o enfermeiro do controle operacional manteve a ligação e começou a orientar a senhora, ensinando a realizar manobras de desobstrução de vias aéreas. Sem sucesso, novas manobras foram orientadas.

O desespero da filha ao ver a situação aumentava cada vez mais. Porém, mesmo com todo nervosismo, conseguiu se concentrar nas orientações e acabou desobstruindo as vias aéreas da mãe. 

Ao longe, por telefone, era possível ouvir a sirene da ambulância chegando.

A senhora, já mais tranquila, informou que sua mãe já respirava melhor. Colocou ela de lado na cama e falou agradecida que iria abrir a porta para receber os socorristas da ambulância. A paciente já estava melhor e conseguia respirar naturalmente. 

Uma vida foi salva através de orientações simples de primeiros socorros!


!-->