Quando a bola rolou neste domingo (18), no Estádio Mário Milani (Campão), iniciava a segunda e última parte da grande final do 29º Campeonato Veterano de Futebol. Grêmio Guacuri e Tarsila, além de lutarem pelo título da competição de 2022, tinham como objetivo a conquista inédita do principal torneio veterano no futebol de campo de Itupeva. Quem levou a melhor foi o Grêmio Guacuri que no final soltou o grito de ‘É Campeão’.
Como no primeiro jogo da decisão, quando as equipes ficaram no empate de 2 a 2, o equilíbrio novamente marcou presença no segundo duelo. No tempo normal, o placar registrou 1 a 1, porém nas cobranças de penalidades, a equipe comandada por Felipe Choquito foi melhor e venceu por 3 a 2.
O jogo
O primeiro tempo começou com as duas equipes apostando na troca de passes e buscando os contra ataques em velocidade, jogada que muitas vezes acabava em chutes de longa distância e sem sucesso de ambos os lados. Mas aos 32 minutos, após cobrança de falta, a bola sobrou para Acácio que chutou para o gol e encontrou o desvio de Icão, abrindo o marcador para o Tarsila.
No lance seguinte, Ricardinho quase empatou. O ala entrou livre na área e chutou para fora. Quando o árbitro Luiz Fabiano França levantou a mão e informou os acréscimos, o relógio anotava 40 minutos, período que Gil foi para linha de fundo e cruzou para Valdo empatar o jogo.
Na segunda etapa, as duas equipes entraram dispostas a decidir o confronto no tempo normal. Chances não faltaram para ambos os lados, porém as finalizações quando não passavam perto das traves, paravam na defesa dos goleiros Lucas (Tarsila) e Carlinhos (Grêmio Guacuri), encerrando assim, o tempo regulamentar em 1 a 1.
Pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, Valdo e Ricardinho marcaram para o Guacuri, enquanto que Beto e Klebinho para o Tarsila, sendo três cobranças erradas para cada lado, deixando tudo igual na primeira parcial. Desta maneira, as penalidades foram para os alternados, Gui marcou para o Guacuri, deixando a responsabilidade para Duzinho. O camisa 87 chutou para fora e viu a torcida vermelho, azul e branco fazer a festa nas arquibancadas do Mário Milani.
“É uma emoção muito grande, batalhamos o campeonato todo, hoje tivemos mais uma partida dificílima, mas nosso time mostrou a força de um campeão e o nosso goleiro fez a diferença com defesas no tempo normal e nas cobranças de pênaltis. Agora é comemorar esse título inédito”, disse o técnico do Grêmio Guacuri, Felipe Choquito.
“O título não veio na defesa, mas na cobrança errada do adversário. Penalidade é momento tenso, qualquer erro poderia custar o trabalho da temporada, das quatro cobranças erradas, uma eu peguei e ajudei meu time a ser campeão. Parabéns ao Guacuri e também parabenizo a organização do campeonato”, comentou o goleiro do Grêmio Guacuri, Carlinhos.
“Esse título como todos é muito importante para mim, brinco que estou no final da carreira e aposentando, mas ser premiado com mais uma conquista e destaque do campeonato me deixa muito feliz”, falou o atacante do Grêmio Guacuri, Valdo.
Para o treinador do Tarsila, Caio Augusto, o segundo lugar também é para ser comemorado. “Tivemos dois momentos para conquistar o título, poderíamos ter matado no tempo normal, não soubemos aproveitar as chances, além da bola do quinto pênalti, quando erramos, futebol é isso, é emoção, tem que ter um vencedor, segundo lugar de um campeonato tão equilibrado como esse, não posso dizer que o nosso trabalho não foi bem feito, parabéns aos nossos jogadores, comissão técnica e diretoria. Também parabenizo o Grêmio Guacuri e toda a organização do torneio, uma competição muito bem feita”, ressaltou.
Premiações
Ao término da decisão foi realizado o cerimonial com as entregas de medalhas e troféus aos melhores da competição:
- Fair Play: Sampaio Correa/Amigos do Nei
- Melhor Técnico: Felipe Choquito (Grêmio Guacuri)
- Destaque: Valdo (Grêmio Guacuri)
- Melhor Defesa: Sampaio Correa/Amigos do Nei
- Artilheiro: Acácio (Tarsila)
- 3° lugar: Olympiakos
- Vice-Campeão: Tarsila
- Campeão: Grêmio Guacuri
Para o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, a final mostrou o alto nível que foi o campeonato. “Satisfação muito grande representar o nosso prefeito Marcão Marchi em mais uma final bem sucedida de nosso calendário esportivo nessa retomada pós pandemia. A competição surpreendeu pelo alto nível técnico e equilíbrio dos finalistas. Parabéns a todos os participantes e sobretudo ao Grêmio Guacuri que com méritos ficou com o título”.
Saiba mais
A final deste domingo no estádio Mário Milani, também contou com a presença da vereadora Ana Paula Marciano.