Pesquisar

Pesquisa aponta que Varíola dos macacos pode causar inchaço no pênis e dor no reto

 


Uma pesquisa realizada no Reino Unido entre maio e julho, com 197 pacientes em Londres,  apontou que inchaço no pênis e dor no reto pode ser sintomas da varíola dos macacos.

"Novas manifestações clínicas da infecção por varíola dos macacos foram identificadas, incluindo dor retal e edema peniano. Essas apresentações devem ser incluídas nas mensagens de saúde pública para auxiliar no diagnóstico precoce e para reduzir a transmissão", indicam os pesquisadores, de acordo com matéria publicada pelo Estadão. 

O estudo foi publicado na revista British Medical Journal e participaram apenas homens que se relacionavam sexualmente com outros homens (apenas um dos participantes era exceção), com média de idade de 38 anos, todos com lesões cutâneas, principalmente nos genitais ou na região perianal. Um terço relatou dor na região do ânus. 

"Essas descobertas confirmam a transmissão comunitária sem precedentes em andamento do vírus da varíola entre gays, bissexuais e homens que fazem sexo com homens no Reino Unido", concluiu a pesquisa, ligada à Fundação Guys and St. Thomas, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Os pesquisadores também apontaram que as descobertas auxiliam a conhecer mais sobre a doença e a infecção, como o fato de mais da metade dos pacientes dizer não ter tido contato com alguém infectado, o que sugere transmissão entre pessoas assintomáticas. 


!-->