Pesquisar

Últimos dias de inscrições para 20 mil vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia



O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 20 mil vagas abertas para cursos de qualificação profissional do programa Novotec Virtual. As inscrições devem ser feitas pelo site www.novotec.sp.gov.br até a próxima segunda-feira (4). São cursos nas áreas de gestão, idiomas e tecnologia da informação, todos online e gratuitos: Banco de Dados, Desenvolvedor Mobile, Desenvolvimento Web, Espanhol Básico, Finanças na Empresa, Gestão Administrativa, Lógica de Programação e Planejamento Empresarial. 

 

O Novotec Virtual tem o objetivo de ampliar as competências e impulsionar a aprendizagem. Jovens com idades entre 14 e 24 anos e ensino fundamental completo podem participar. As aulas têm duração de 80 horas e serão oferecidas por meio da plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

 

"Ofertar cursos gratuitos que impulsionem a carreira dos jovens de São Paulo é um dever que o Estado tem cumprido, ampliando as competências dos estudantes e atendendo às necessidades do mercado de trabalho”, comentou Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico.

 

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Após realizar a matrícula, o aluno deverá concluir a carga horária total do curso virtual em até três meses para receber o certificado. 

 

Para os candidatos que ainda não definiram qual carreira seguir, o aplicativo Seu Futuro Novotec é uma alternativa. Por meio dele é possível fazer um quiz vocacional e receber direcionamento. Além disso, é possível obter informações sobre mercado de trabalho, acessar relato de especialistas, descobrir o que é preciso aprender em cada profissão da área tecnológica e onde iniciar os estudos. Tudo isso, de maneira gratuita. O aplicativo é indicado para jovens a partir de 14 anos e está disponível para Android e IOS

 

Sobre a Univesp    

 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação. Além dos cursos oferecidos no último vestibular, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais, a universidade mantém estudantes matriculados em Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) Biologia, Química e Física. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.

 

!-->